por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sonho ,saudade e realidade- por socorro moreira

Abrem-se cortinas
Dois mundos avizinham-se
Em cada um
a procura da paz,
no sorriso.
E as almas separadas,
se consomem na saudade ...

Fome do inusitado
Fios não ligam
nós que a vida desata ! 
(socorro moreira)


Sonhei com Nicodemos esbanjando alegria,brincando carnaval.
Lá fora escutei o frevo...Cá dentro eu dormi.

Estou aqui sem contatos, arrumando pensamentos, reprogramando a vida.

47 anos atrás eu vestia luto.Vovô Chiquinho havia falecido em Recife, e a minha mãe me trouxera de presente uma carteira de cédulas, em couro, vermelha. Foi um dos presentes recebidos que mais apreciei.
Naquela noite , namorei pela primeira vez.Namoro de coração pegando fogo, corpo trêmulo, pernas bambas.Namoro escondido de todos.
Dias depois, a bomba explodiu. Minha mãe chamou-me num canto e me fez prometer que eu acabaria tudo de imediato. Foi o que fiz pra livrar-me de uma surra. Eu tinha 12 anos.Eu era dócil, compelida a sê-lo.Imaginava que qualquer desgosto poderia matar a minha mãe A culpa se ameaçava, e eu obedecia.
Naquele mês de julho a turma da escola ganhou uma excursão para Salvador.Alguns permanecem na minha vida com o mesmo sorriso, principalmente Rosineide, Márcia, Joaquim, Stela,Ismênia,Walda,Vera,Francíria, Magali ...
Regina havia me emprestado um par sapato alto.Era lindo: preto de trancelim.Senti-me alta,elegante, crescida. Arranjei até um paquerinha baiano, moreno dos olhos verdes. Tão bonito, que nunca o esqueci.
Foi uma viagem fantástica: visita a museus, igrejas, jardim botânico, teatro, cinema, praia,mercado central...Mas o melhor era a entrada e saída, no colégio/hospedaria...Eu encontrava o olhar de Paulinho.
De volta, no trem, o encanto foi se quebrando, no sacolejo noturno. Entre papos e cochilos a gente foi chegando de volta, cheia de saudades e lembranças.

No álbum da minha história, imagens!

-meu primeiro natal
-minha primeira crise de garganta
-minha primeira queda
-minha primeira boneca
-meu primeiro velocípede
-meu primeiro livro de estórias
-meu primeiro aniversário
-minha primeira comunhão
-minha primeira irmã
-meu primeiro luto
- a doçuras dos meus avós
-meu primeiro dia de aula
-meu primeiro soutien
-minha primeira menstruação
-meu primeiro namorado
-meu primeiro amor
-meu primeiroo casamento
-meu primeiro emprego
-meu primeiro filho
-minha primeira viagem
-todos os diálogos com a minha mãe...

Ela esteve presente, em todos os momentos importantes da minha vida.Nas ausências, um simples alô nos reconectava.Eu tinha uma amiga próxima.Agora tenho uma alma amiga, sempre próxima!




3 comentários:

Rosemary Borges Xavier disse...

Socorro, uma bela expressão de teu sentimento (saudade).

Sim, a propósito, escrevi um informe, sobre as dificuldades que alguns de nós estamos tendo ao fazer os comentários, o texto está aí, se quiseres repostá-lo, se não, farei novamente, pois penso que ainda não foi solucionado.

Um abraço,


Rose

socorro moreira disse...

As configurações estão livres para quaisquer postagens, inclusive de anônimos. Vamos aguardar...

Abraços, Rose.

Anônimo disse...

Socorro, que bom que você me considera sua amiga! Mas não fui para excursão a Salvador, pois ia ganhar de presente de quinze anos uma viagem ao Rio de Janeiro. Meus pais não podiam ter duas despesas com diferença de poucos meses. Mas me alegrei por vocês.
Dona Valdenora era uma pessoa admirável!

Abraços.

Magali