por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 6 de junho de 2011

ROMEU GENTIL - por Norma Hauer


JORNAL DE ONTEM


“Para mim, você é Jornal de ontem
Já li,. Já reli
Não serve mais...”

Mais um Centenário

Ele nasceu aqui no Rio de Janeiro, na saudosa e famosa Praça Onze em 3 de junho de 1911. Seu nome: Romeu Scovino, mas ficou conhecido como ROMEU GENTIL.
Aos 16 anos, como autodidata, começou a aprender viola e tocá-la em serenatas.
Como compositor, sua primeira gravação deu-se na voz de Arnaldo Amaral, em 1938; teve o nome de “Estou Sentido com Você”. No ano seguinte gravou e obteve seu primeiro sucesso: o samba “Que Calor”, na voz de Patrício Teixeira.
Como cantor, apresentava-se no Programa Picolino, de Barbosa Júnior, na extinta e saudosa Rádio Mayrink Veiga. Isso em 1942.
Mas foi mesmo como compositor, fazendo parceria com vários colegas, que despontou no meio artístico. Seu mais constante parceiro foi Paquito, que conheceu em 1950.
“Tomara que chova,
Três dias sem parar
A m,inha grande mágoa
É que lá em casa não tem água,.
Nem pra se lavar”.

Emilinha Borba , no carnaval de 1955, despontou com grande sucesso ao gravar o samba “Tomara que Chova” da dupla Paquito e Romeu Gentil que, no mesmo estilo, compôs “Jacarepaguá” e “Daqui não Saio” gravados pelos “Vocalistas Tropicais” , que também marcaram o carnaval.
Ainda Emilinha gravou e obteve sucesso com o samba “A Água Lava Tudo”.

“Você notou
Que eu estou tão diferente
Você notou
Que eu estou tão diferente...
“A água lava, lava, lava tudo
Só não lava a língua dessa gente”.

No ano de 1948, em estilo diferente, em parceria com Elizário Teixeira, Orlando Silva gravou “Jornal de Ontem”.

Em 1959 Jackson do Pandeiro gravou “O Boi da Cara Preta” e em 1964, foi gravado por Jorge Veiga, talvez o último sucesso da dupla :”Bigorrilho”.

Romeu Gentil faleceu em 15 de outubro de 1983, aqui no Rio de Janeiro, aos 72 anos.

Norma

Nenhum comentário: