por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 1 de junho de 2011

MÁRIO LAGO - por Norma Hauer


Ele partiu no dia 30 de maio de 2002.
Há 9 anos !

"SERÁ" esquecido? Quem é ele ?

Será que amor é isto ?
Será que amar é assim.
Será que amor vive disto?
Será que amar é ruim?

Quem compôs essa estrofe com tantas perguntas?
Ele : MÁRIO LAGO !!!

A primeira gravação dessa valsa começa exatamente com essa estrofe. Posteriormente, foi modificada, com mais perguntas e menos lógica. Ambas gravações são de Carlos Galhardo, que lançou essa valsa na Rádio Record de São Paulo, em uma de suas excursões àquela cidade.

MÁRIO LAGO, em matéria de arte, só não foi pintor. Começou escrevendo peças para teatro, passou a compositor, escreveu para rádio-teatro, escreveu diversos livros encenou como rádio-ator, cine-ator e, por último, tele-ator.

Pertenceu ao elenco das Rádios Mayrink Veiga e Nacional de onde foi demitido pelo golpe militar de 1964. Foi preso e escreveu um livro com o nome de "Primeiro de Abril", sobre sua prisão.
Esse livro narra, fazendo "gozação", de como se deu sua prisão e as "bobagens" ditas pela "otoridade" que foi prendê-lo, em sua residência.
"Sargentão" exagerado e "burro".
Seu livro na "Rolança do Tempo" é uma narrativa de como foi sua vida como radialista e compositor, cujo primeiro grande sucesso foi gravado por Orlando Silva :"Nada Além"e, na outra face do disco de 78 rotações, "Enquanto Houver Saudades", ambas em parceria com Custódio Mesquita.

NADA ALÉM

Nada além
Nada além de uma ilusão
Chega bem
Que é demais para o meu coração
Acreditando
Em tudo que o amor mentindo sempre diz
Eu vou vivendo assim feliz
Na ilusão de ser feliz.

Se o amor só nos causa sofrimento e dor
E melhor bem melhor a ilusão do amor.
Eu não quero e não peço
Para o meu coração
Nada além
De uma linda ilusão.

Mas sua primeira gravação deu-se na voz de Mário Reis representando um "dedo duro": Menina, eu Sei de uma Coisa". Quando, em 1964, ele foi "dedurado" na Rádio Nacional, sentiu "na pele" o mal que um "dedo duro" pode fazer.

Menina, eu sei de uma coisa,
Que pode sua vida encrencar
Se você não fizer camaradagem
Me desculpe , mas eu vou espalhar.

Como sucessos de Mário Lago, na qualidade de compositor, podemos citar "Devolve"; "Não Quero Saber"; "Atire a Primeira Pedra";"Ai que Saudades da Amélia"; "Aurora"; “Será?... alguns escritos sozinho outros com parceiros, como Ataulfo Alves.

Esta, além de ter Ataulfo como parceiro, também o teve como intérprete.

“AI QUE SAUDADES DA AMÉLIA”

Nunca vi fazer tanta exigência
Nem fazer o que você me faz
Você não sabe o que é consciência
Não vê que eu sou um pobre rapaz

Você só pensa em luxo e riqueza
Tudo o que você vê, você quer
Ai meu Deus que saudade da Amélia
Aquilo sim que era mulher

Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado dizia:
Meu filho o que se há de fazer?

Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia que era a mulher de verdade


MÁRIO LAGO completou 90 anos em 26 de novembro de 2001 e em uma festa comemorativa de seus 90 anos ele disse que chegaria aos 100, mas não chegou nem aos 91, falecendo em 30 de maio de 2002.

Exatamente neste ano ele comemoraria seu Centenário, mas não chegou até aqui. Entretanto, seu talento continua porque sua marca ficou registrada em tudo em que ele atuou, principalmente como compositor e escritor.

Norma

Um comentário:

Liduina disse...

Muito bom. Parabéns.