por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 16 de maio de 2011

ONG democratiza informática



Instituto de Ecocidadania Juriti promove a pedagogia itinerante, com projeto vencedor de seleção

Juazeiro do Norte. Uma sucata de ônibus, transformada em ferramenta móvel de divulgação das políticas públicas de inclusão digital e difusão do conhecimento começa a percorrer os bairros de Juazeiro do Norte. O projeto chamado Expresso Digital iniciou seu percurso por bairros da cidade no dia 24 de março, a partir da Colina do Horto do Pe. Cícero. O Expresso Digital é uma das iniciativas selecionadas pelo programa Novos Brasis, do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, que objetiva democratizar o acesso ao conhecimento, incentivar a criação artística e valorizar a diversidade cultural nas grandes e pequenas cidades do Brasil. A ONG Juriti foi a única experiência vencedora no Estado do Ceará.

O projeto é uma ação do Instituto de Ecocidadania Juriti, organização não-governamental criada em 1998 para desenvolver ações político-educativas nos campos social, cultural, ambiental e econômico. A proposta de pedagogia itinerante foi selecionada pelo Oi Futuro para promover a cidadania em Juazeiro do Norte, município onde 29,3 mil moradores têm menos de um ano de estudo. “Com a parceria do Oi Futuro, efetivamente iremos realizar nosso sonho de inclusão digital na cidade”, afirma a socióloga Cristina Diogo, fundadora da ONG Juriti.

Equipado com oito computadores ligados à internet, o ônibus levará tecnologia da informação para comunidades de 24 bairros do município. Nele, um telão exibirá diariamente filmes nacionais e estrangeiros. Também serão realizadas teleconferências sobre temas como saneamento, energia, educação, saúde e infra-estrutura. Servirá como um canal de comunicação na busca de soluções viáveis que gerem desenvolvimento local.

Segundo Cristina, o trabalho não se restringe apenas à inclusão digital. Vai mais longe, com a exibição de filmes nacionais e estrangeiros, por meio de um telão, fora do circuito comercial, além de inclusão cidadã. A meta é proporcionar a prestação de serviços, com a participação da comunidade, por meio de teleconferências, na busca de soluções viáveis que gerem o desenvolvimento. “Se a comunidade tem algo a dizer sobre os serviços da Cagece, colocamos ela ao vivo para dialogar com os responsáveis pela instituição”, diz Cristina.

Outro ponto interessante da iniciativa será a criação do Portal Expresso Digital, com links de serviços, para que as pessoas possam atualizar documentos como CPF, 2ª via de documentos, além da Feira Digital, onde poderão expor produtos para venda ou troca.

O Expresso Digital realizará ainda oficinas e promoverá a reciclagem de computadores. Dentro do ônibus, que rodará pelas comunidades, serão ministrados cursos de introdução à informática. Na parte externa serão montadas as oficinas de metareciclagem — técnica que busca transformar um computador em desuso em uma nova máquina com mil utilidades.

Durante um ano, o Expresso Digital disseminará as tecnologias de informação e sua utilização para melhoria da qualidade de vida. A idéia é que, ao final do aprendizado, os alunos sejam encaminhados para espaços públicos de inclusão digital como telecentros, laboratórios de informática, ilhas digitais e escolas especializadas.

O Expresso permanecerá 15 dias em cada bairro. Emanuel da Silva, 12 anos, e Abraão Manoel de Freitas, 13 anos, moradores da Colina do Horto, aprovam a idéia. “Os computadores vão permitir aprender mais sobre o respeito ao meio ambiente”, afirma Emanuel.

SAIBA MAIS

Educação

O Instituto de Ecocidadania Juriti foi criado em 1998 para desenvolver ações político-educativas nos campos social, cultural, ambiental e econômico.

Vocação

No sertão do Cariri cearense, extremo sul do Estado, Juazeiro do Norte é considerado o maior centro comercial do interior com vocação também para o artesanato. A cidade é famosa pelas romarias em homenagem ao Padre Cícero.

Intercâmbio

Nesta região, a socióloga Cristina Diogo criou a ONG Juriti. Ela avalia que a seleção da ONG inclui a entidade numa rede de projetos bem sucedidos espalhados pelo País, possibilitando o intercâmbio de experiências.

Mais informações:
Instituto de Ecocidadania Juriti
Rua Eletricitário João Rocha Matos, 330, bairro Leandro Bezerra
(88) 3571.1580

Nenhum comentário: