por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 23 de abril de 2011

PIXINGUINHA- Por Norma Hauer


Alfredo da Rocha Vianna Jr. nasceu em 23 de abril de 1897 aqui no Rio de Janeiro, ficando conhecido com o nome de PIXINGUINHA, sendo considerado um dos pais do choro brasileiro.
.
Pixinguinha criou o que hoje são as bases da música brasileira. Misturou a então incipiente música de Ernesto Nazareh , Chiquinha Gonzaga e dos primeiros chorões, com ritmos africanos, estilos europeus e a música negra americana, fazendo surgir um estilo genuinamente brasileiro.
Arranjou os principais sucessos da então chamada época de ouro da música popular brasileira, orquestrando desde marchas de carnaval até choros. .
Pixinguinha foi antes de tudo um pesquisador de música, sempre inovando e inserindo novos elementos na música brasileira. Foi, ainda, um compositor de sucessos, assinando “Carinhoso”;”Rosa”;”Urubu”;”Lamento” e muitos outros.

Pixinguinha fora convidado para ser padrinho em um batizado do filho de um amigo e na hora, passou mal em plena Igreja vindo a falecer ali mesmo, no dia 17 de fevereiro de 1973, sem completar 76 anos,

Norma

Nenhum comentário: