por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Comentário que Luis não consegiu postar...

Socorro,

Vejo suas fotos, você menina e você hoje, madura. Claro que prefiro você agora. Se a encontrasse na foto antiga, só se fosse para “criá-la”, pois você me chamaria de “vô”... Eu refluiria, triste, “ (...) estou no filme errado (...)”, mas você hoje sei me chamará “você”, olhos nos olhos , coração no coração!! Gostei muito das – duas – fotos, e sei que você me dá hoje com a pureza e a energia demonstradas na sua foto de menina!!
Não tenho eu como lhe enviar fotografias, pois geralmente não tirei fotos na minha vida, ainda que tive alguma máquina nalgum momento, mas nunca me interessou assim... Tenho poucas fotos de toda minha vida. Da época do Ceará, por exemplo, 1978 a 1980, não tirei uma sequer, não tenho qualquer registro daquela época, apenas minha memória. O mais forte, que até hoje recordo, foi a primeira pessoa – você – que encontrei em Fortaleza, quando cheguei à cidade, outubro, que estava naquela pensão, procurando um amigo, que me dera tal endereço, mas ele não estava, e você chegou dourada, brilhante, solar! Fiquei impressionado, nenhum encontro foi para mim tão forte, até porque você naquele ofuscou tudo que veio a seguir... Ainda a vi no Anísio, mais tarde, no mesmo dia... Acompanhada, só o que pude fazer então foi prestar minha reverência natural! O próximo encontro nosso sei também que será único, porque temos objetivo pessoal comum definido, o que nunca tivemos antes, isto é, elaborado em comum!!
. o o .


Você falou de clareza e sinceridade em meu texto. Clareza decorre certamente de um domínio prático desenvolvido no trabalho de revisão textual, já desde 1994, mas em meu nascimento Vênus está em Gêmeos, na 3ª. casa astrológica. Isso me deixa com um sentimento externo intenso de comunicação, e interno igualmente intenso. – A 3ª. casa, de gêmeos, você sabe, é da natureza intelectual, não é isso? – Vênus é o amor, a beleza externa e interna, coesiva, da natureza! Onde temos Vênus em nosso mapa realizamos com a máxima competência amorosa! (Procurei agora, não consegui encontrar, o seu mapa natal, para comentar sobre Vênus em seu momento de nascimento, mas não o consegui encontrar, tão bem-guardado está... Depois vemos!!) – A sinceridade acho que vem da franqueza taurina, sutil como a de um tapinha de um elefante nas costas da gente... Todo taurino é franquíssimo!... O trabalho comunicacional acho o grande recurso que tenho, pois tão favorecido astrologicamente.


Quinta-feira, 13 de janeiro... – 2ª. parte

Querida, após escrever para você mais cedo, fui à televisão, a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro. Convivemos lá. Não sei o que dizer. Espero que as pessoas se salvem, que sua vida seja recuperada. A mesma coisa acontece em São Paulo, em todos os lugares, em nosso país.

O atendimento público ‘não consegue’ prever as situações de calamidade, e as administra precariamente, quando acontecem. Falta a previsão. O que fazem tais pessoas, que ocupam as funções públicas? Como não reveem as situações passadas, no presente, de modo a preveni-las para o futuro? Sua vida se resume em ter altos salários e estabilidade? O mundo existe para atender aos seus caprichos? Não funcionam?!
Uma equipe que assume a governança praticamente desconhece o que a anterior fazia, não lhe dá continuidade ao que está em curso, muda as pessoas, começa tudo de novo, e novo ciclo de corrupção tantas vezes é (re)iniciado. É infelizmente o que mais temos visto, no Brasil.
Precisamos trabalhar juntos para prevenir as situações, no presente, ao revermos o passado, em todos os campos da nossa vida humana. Na atualidade, com a internet, podemos participar em todos os cantos do país, e do planeta. Imagino que a ONG que trabalharemos fará assim, ao tempo que nos preparamos colaboradores em capacitação para atuar em todos os sentidos. É preciso que estanquemos a sangria produzida pela incompetência estúpida, corrupção canalha e preconceito imbecil, em nosso país e no mundo.

Tudo o necessário é natural, existe à disposição comum. Com o pensamento e sua expressão, mais claro algum recurso material mínimo, que nós mesmos geraremos, é preciso agirmos logo, ou continuaremos a ver tragédias semelhantes às que nos têm acontecido diariamente, em todos os lugares. Elas sempre acontecem pela via da natureza, por causa da nossa atuação desrespeitosa, despreparada e alienada anterior, mas também pela nossa atuação de novo alienada despreparada e desrespeitosa atual mesmo. Por isso, convivemos com a violência e a droga, a prostituição e a doença, frutos da ignorância egoísta.

Porque falta a tantos condições dignas de sobrevivência, no curso de todo o tempo em que vivem, não acontece nada para lhes resolver os problemas, de fato, acabam por se enfileirar do lado da expropriação dos outros pela comercialização – igual faz o sistema com seus tentáculos originários da doença proprietária privada egoísta, administrada pelo estado executivo, legislativo e judiciário, resguardado pelas “forças armadas” – das drogas escravizantes e das armas semelhantes às que a Constituição permite aos poderes “republicanos” atuais.

O trabalho que temos é gigantesco, mas não mais do que nós unidos. É muito legal que utilizemos nossa arte para louvar a beleza, mas a devemos utilizar para transformar o status quo, na atualidade, por causa da imensa necessidade existente. Talvez no momento atual utilizemos a proporção de 99% de arte engajada para 1% de arte estética, de louvor à vida, por causa da dimensão de precisão de mudança. É preciso concitarmos a todos para o exercício criativo da realização de um mundo novo.

Nenhum comentário: