por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 18 de março de 2024

 BOLSONARO: “XEQUE MATE” – José Nílton Mariano Saraiva

Os CONTUNDENTES depoimentos à Polícia Federal prestados pelos ex-comandantes do Exército (general Marco Antônio Freire Gomes), e da Aeronáutica, (brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior) não deixam qualquer margem de dúvida: após a divulgação oficial do resultado da eleição presidencial, em mais de uma reunião com a cúpula do governo (às quais estiveram presentes), Bolsonaro e os seus generais(zinhos) de estimação trataram, sim, e insistentemente, da possível deflagração de um “GOLPE DE ESTADO” visando manter-se no poder, “NA MARRA”, já que houvera sido reprovado pela maioria da população nas eleições livres de dias atrás.

À época espalhou-se a notícia que teria deixado a “gadolândia” ouriçada e em polvorosa: é que, em razão da derrota eleitoral, Bolsonaro apresentava um quadro depressivo preocupante e agudo, quem sabe até capaz de leva-lo a cometer alguma loucura; tudo papo furado, tudo blasfêmia, tudo enganação, tudo babaquice, tudo uma deslavada mentira. Vitimização escandalosa, e só.

Na verdade, sabe-se agora, depois do desfavorável resultado das urnas, Bolsonaro juntou a “nata” dos insurgentes do seu entorno (seus generais(zinhos) de estimação) e, juntos, diuturnamente passaram a tentar viabilizar a adoção de alguma medida jurídica que tornasse possível reverter o resultado das urnas: assim, sequencialmente foram elencados a implementação do instrumento Garantia da Lei e da Ordem (GLO), ou o Estado de Defesa, ou Estado de Sítio, em relação ao processo eleitoral.

Mas, aí, esbarraram no comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, que se negou incisivamente a apoiar tal excrescência, atestou a legalidade do processo eleitoral e, ainda, o ameaçou de prisão se tentasse utilizar-se de medidas antidemocráticas.  Na oportunidade, recebeu o apoio incondicional e a solidariedade do comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior. (o comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, ao contrário, pôs a tropa à disposição do golpista Bolsonaro).

Tal reação dos dois comandantes causou perplexidade e alvoroço entre aqueles mais próximos de Bolsonaro, tanto que o general-anão Augusto Heleno se mostrou “atônito” com a situação, enquanto o general Braga Neto, bem ao estilo do chefe querido, simplesmente cognominou o general comandante do Exército como um “CAGÃO”.

Resta, agora, que o Supremo Tribunal Federal perca a excessiva timidez que tem adotado até aqui, e decrete a prisão dos insurgentes e conspiradores, à frente Bolsonaro.

XEQUE MATE é o remédio recomendável pra essa turma.

Post Scriptum:

Xeque-mate é uma expressão usada no enxadrismo para designar o lance que põe fim à partida, quando o Rei atacado por uma ou mais peças adversárias não pode movimentar-se para outra casa, tomar a peça que o ameaça ou bloquear o ataque com outra peça.

Nenhum comentário: