por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

UMA OBRA INSÓLITA - José Nilton Mariano Saraiva

Contundente. 

É o adjetivo preciso e definitivo para rotular e exprimir a obra de fôlego “No Armário do Vaticano” (de Frédéric Martel, 499 páginas) repleta de pormenores íntimos, assustadores e escabrosos, sobre o que se esconde por trás das até então indevassáveis muralhas do Vaticano.

Você sabe, por exemplo, por qual razão o austero alemão cardeal Joseph Aloisius Ratzinger, depois de muito lutar para ser ungido ao trono papal (então, por votação secreta passou a chamar-se Bento XVI), resolveu “se mandar”, sem mais nem menos, numa atitude insólita, até hoje questionada por gregos e troianos ??? 

Ou, por qual motivo o também cardeal, argentino Jorge Mário Bergoglio (que o sucedeu como Papa Francisco) tem literalmente comido “o pão que o diabo amassou” em razão de ter que enfrentar diuturnamente (dentro do Vaticano) um verdadeiro exército de gays e homofóbicos que não aceitam a “abertura” por ele defendida ??? 

Rotulado como... “uma investigação devastadora sobre a corrupção no clero” ou ainda como... “uma teoria chocante sobre o Vaticano, a maior comunidade gay do mundo”, fato é que “No Armário do Vaticano” é acima de tudo uma obra corajosa, já que o autor desassombradamente “dá nome aos bois” (monsignores, padres, cardeais e por aí vai). E  como há bois...

Alfim, e pra complementar, um breve resumo da própria editora.


  • No Armário do Vaticano - Poder, Hipocrisia e Homossexualidade

  • Best-seller do New York Times. Lançado simultaneamente em vinte países. Um relato sobre a corrupção e a hipocrisia no coração do Vaticano.

“POR TRÁS DA RIGIDEZ HÁ SEMPRE QUALQUER COISA ESCONDIDA: EM NUMEROSOS CASOS, UMA VIDA DUPLA.” Ao pronunciar estas palavras, o papa Francisco tornou público um segredo que esta investigação vertiginosa explora, pela primeira vez, com grande detalhe.

NO ARMÁRIO DO VATICANO EXPÕE A DECADÊNCIA NO CORAÇÃO DO VATICANO E NA IGREJA CATÓLICA ATUAL. Um trabalho brilhante baseado em quatro anos de pesquisas rigorosas, que inclui entrevistas com dezenas de cardeais e encontros com centenas de bispos e padres.

O celibato dos padres, a condenação do uso de contraceptivos, os inúmeros casos de abuso sexual, a renúncia do papa Bento XVI, a misoginia entre os clérigos, a trama contra o papa Francisco — todos esses temas estão envoltos em mistério.

Este livro revela a face escondida da Igreja, uma instituição fundada em uma cultura clerical de sigilo e baseada na vida dupla de padres e numa extrema homofobia. A esquizofrenia resultante na Igreja é difícil de entender: quanto mais um prelado é homofóbico, mais é provável que ele seja gay.

É um livro revelador e inquietante.

Nenhum comentário: