por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 10 de janeiro de 2015

TERRORISMO SÓ PORQUE FOI NA FRANÇA?


O injustificado ato de terrorismo ocorrido esta semana na França, como era de se esperar, causou impacto e revolta no mundo ocidental. A imprensa deu enorme destaque à violência que matou 12 pessoas no primeiro momento.
                Passei 40 anos da minha vida trabalhando em ambientes fechados, cercados de colegas. Fico imaginando um episódio destes nos locais em que trabalhei, ou seja, de repente, chegassem 3 ou 4 pessoas fortemente armadas atirando contra funcionários desarmados, sem a menor chance de defesa.
                O que estranho é o posicionamento diferente, quase de indiferença, com relação a atos de terrorismo igualmente covardes, também inexplicáveis.  
                No último dia 16.12.2014 um míssil disparado de um drone não tripulado contra uma escola no Afeganistão matou 141 pessoas, a maioria crianças. A quantidade de vítimas foi 12 vezes maior do que o atentado de Paris. O pretexto para o ataque foi a localização de um jeep pertencente a um líder talibã estacionado no pátio da escola. A ação foi deflagrada sem a menor preocupação em preservar vidas de inocentes.
                É espantoso saber que, até fevereiro de 2013, 4.700 pessoas foram mortas dessa maneira, segundo informação dada pelo Senador Americano Lindsey Graham. Pior ainda o nome que a burocracia militar americana classifica as vítimas inocentes deste terrorismo: “insetos esmagados”, evidência do pouco caso dado a vida humana.
                Assombroso também é o fato destes ataques contarem com autorização de um homem que, por incrível que pareça, ganhou o prêmio Nobel da paz em 2009: Barack Obama.
                O ataque na França foi alvo de protesto generalizado. A Presidente Dilma, a ABI, OAB e até o Sport Club de Recife divulgou nota condenando o ato. Já a carnificina das crianças afegãs, que eu saiba, recebeu críticas apenas do Papa Francisco.

Nenhum comentário: