por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Compartilhando uma postagem de Zé Flávio...

Por José Flávio Vieira
 
 
 
 
 
 
 
 
Vira-latas
Há de ficar na memória de todos o fato mais dantesco acontecido nesta XVI Mostra Cariri das Artes. Não bastasse o alijamento planejado e reiterado da... Cidade do Crato das muitas atividades da Mostra ( principalmente em Artes Cênicas), houve o deliberado desrespeito ao mais importante artista caririense : Abidoral Jamacaru. Convidado para show na Refesa , em Crato, no sábado, deram-lhe um pé-na-bunda, sob a justificativa de que a banda iria mexer nos instrumentos do Gabriel, o impensável. O público de Abidoral ficou lá a ver navios. É bom lembrar que o show do Impensável, nem estava agendado na programação oficial e só começou às 23 horas ( com um palco intocado). A Mostra, então, sem dar quaisquer explicações ao público presente e ao artista, remarcou o show para ontem, no encerramento em Juazeiro, junto com o do Tiago Abravanel. Abidoral e banda lá chegaram às 16 horas, nem lhes permitiram uma passagem de som. Às 20 H começou o show do Abidoral, com seu público fiel presente. Mal tinham iniciado a terceira música ( eram 13 as ensaiadas) , alguém da produção mandou cancelar tudo, pois já iria começar o show do Tiago Abravanel. O público ficou estarrecido. Apupos surgiram de tudo quanto é lado num coro forte e inconfundível : “Respeitem o Cariri!”. Ficam muitas perguntas que se negam a calar : É justo convidar alguém para o baile , simplesmente para estuprá-lo, publicamente ? Um dos objetivos da Mostra não era acabar com o colonialismo cultural, aproximando artistas e tendências ? Não já era suficiente imolar a cidade do Crato, alijando-a da Mostra, precisava sacrificar também os artistas locais ? Por incrível que possa parecer, nos casos específicos de Gabriel e Abravanel, nenhum dos dois tinha mais direito de pisar no palco do que aquele que foi tangido dali como um vira-lata. Nos dois casos, naquele palco só existia um artista e ele se chamava ( pasmem todos os Mostruários que não sabem o que fazem) : Abidoral Jamacaru.



Texto de José Flávio Vieira

 

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