por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013


Jornal do Commercio - PE

Escrita

Necessidade de escutar

Da Redação

"Você já escutou Agustín Lara?". A pergunta, ainda que só feita no último textos do livro de contos O fabricante de histórias, de Everardo Norões (Edições Muiraquitã), parece latejar na mente do leitor desde a primeira linha da obra. Não só porque parece marcar a urgência de se ouvir o compositor mexicano ou mesmo a necessidade de ao menos escutar alguma coisa, mas sim porque parece grifar o fato de que nunca nos colocarmos a ouvir direito, propriamente. "Deus seria surdo?", provoca o texto.

O fabricante de histórias, vencedor do Prêmio Arthur Engrácio, de Manaus, tem momentos potentes como esse. O trato referencial - nem sempre fácil - é uma chave fundamental dessas narrativas de Everardo, sempre incutidas de citações a outros escritores, pensamentos estéticos e artistas. É como se na própria escolha por trazer a literatura para o protagonismo das histórias (e da vida) houvesse uma escolha intimamente política, uma vontade de mostrar a leitura (de certos autores, claro) como uma prática que tem consequência na vivência social. "Sabe que cada palavra habita um ser. E cada nome é prognóstico de um fado", diz um dos contos, como que propondo uma ética da linguagem.

Contos sem pressa

Depois de um 2012 marcado pelo lançamento de Estive lá fora, sua experiência mais rápida de escrita ("Não creio que exista um tempo definido para se escrever um bom livro", afirma), Ronaldo Correia de Brito começa a preparar, sem pressa, um livro de contos. "Preciso de silêncio, de ler e pensar muito", revela o autor.

Ronaldo em turnê

Em março, o escritor passa por quatro cidades alemãs (Berlim, Leipzig, Frankfurt, Munique), em uma prévia para a Feira de Frankfurt de 2013, com homenagem ao Brasil.

Traduções

Na Alemanha, sairão traduções de seus contos em coletâneas durante o ano. Ronaldo ainda escreveu uma narrativa especialmente para uma antologia.

Na França

Em maio, Ronaldo ainda participa do Festival em Deauville, quando lança a tradução francesa de Faca. A versão musicada do livro, feita por Márcio Meireles, também será apresentada.

Retratos femininos

Saiu pela Carpem Diem Mulheres encantadas, do artista Luiz Jasmin. No livro, ele fala de sua relação com figuras como Maria Bethânia, Nélida Piñon, Maysa, Barbara Heliodora e Clara Nunes.

O centenário

do mestre

das crônicas

Rubem Braga é tema da mesa Assim canta o sabiá no Instituto Moreira Salles, no Rio, esta sexta, com Ana Maria Machado.

Record terá

novas obras de

Rubem Braga

Saem em 2013 Retratos parisienses e o infantil O menino e o Tuim, além da reedição de Na cobertura de Rubem Braga, de José Castello.

Mamulengo

A atriz, bonequeira e dramaturga Carla Denise lança no Janeiro de Grandes Espetáculos o livro Babau. O evento acontece no dia 27, às 17h30, no Teatro Hermilo.

Mamulengo 2

Carla é integrante do grupo Mão Molenga Teatro de Bonecos, grupo com 27 anos de trajetória. O prefácio do livro é assinado por Ronaldo Correia de Brito.

Lançamento no JGE

Livro aborda a antropologia teatral

Apontado como um clássico da teoria teatral internacional, o livro A arte secreta do ator: Um dicionário de antropologia teatral, escrito por Eugenio Barba e Nicola Savarese, vai ganhar lançamento dentro da programação do Janeiro de Grandes Espetáculos. No dia 15, Patricia Furtado de Mendonça, tradutora dos textos, faz uma palestra sobre a obra.

Nenhum comentário: