por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 11 de outubro de 2012

UM PACTO POLITICO PELO CRATO

Chegamos ao fim de mais uma campanha politica. O Crato escolheu o candidato que viu como o melhor para segurar suas rédeas no seu caminho. Parabens ao Crato. Parabens ao candidato vencedor. Se foi maioria...a vitoria foi por demais merecida.

Assim é a democracia. Por tantos criticada. Por tantos vilipendiada. Mas por tantos acreditada e bem aproveitada.

O que espero da nova administração?? O mesmo que espero da oposição: UM PACTO POLITICO PELO CRATO.

Observo que, já há muito tempo, as querelas surgidas nas campanhas politicas se dilatam durante todo o mandato do candidato vencedor. Resultado de inaceitáveis paixões político/partidárias que superam, em muito, a paixão cidadã. A paixão pela cidade. Como disse Nelson Rodrigues "Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem."

URGE QUE FECHEMOS UM PACTO POLITICO PELA CIDADE DO CRATO. PODER PUBLICO E SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA; ONGS, ASSOCIAÇÕES, ENTIDADES DE CLASSE...

O Sr. Ronaldo Muniz Gomes de Matos não é mais candidato a prefeito. O Sr. Ronaldo agora é o prefeito eleito da cidade. Eleito pela maioria dos cidadãos. Por isso, precisa ser visto a partir de agora, não como inimigo politico ou opositor partidario, mas como o dirigente maior da cidade. E enquanto prefeito tem a obrigação de levar a cidade ao lugar que merece. Fechemos um pacto com ele. Trabalharemos juntos pela cidade.

Isto é sonho?? Pode ser... mas é um sonho possível.

Urge que retomemos o caminho do crescimento. Urge incendiar o nosso amor pela cidade. Buscar bem fundo o gosto pela cidade. Buscar em nós a visão além horizonte. Precisamos levantar nossa cabeça para poder enxergar mais longe. De cabeça baixa continuaremos enxergando apenas nosso umbigo.

Segundo Friedrich Nietzsche, "Um político divide os seres humanos em duas classes: instrumentos e inimigos." Esqueçamos quem foi instrumento e quem foi inimigo. A guerra acabou. Deixemos pois a politica PARTIDARIA de lado a partamos para uma politica cidadã. A cidade nos espera.

Lembremo-nos que O CRATO ESTÁ NO MUNDO. NÃO É O MUNDO QUE ESTÁ NO CRATO.

Vejo no Crato muitos falarem cobrando que "OS OUTROS" são responsáveis pelo nosso atraso. "OS OUTROS"..."OS OUTROS"...essa é a maneira mais fácil de esconder o problema. A falta de compromisso dos cratenses com a cidade. Chegamos a cobrar dos outros que se responsabilizem pela nossa cidade e Chegamos ao cúmulo de querer que "OS OUTROS" tenham projetos. 

Os interesses particulares estão acima dos interesses do município. Em troca de promessas financeiras, ao invés de elegermos uma liderança local preferimos apoiar políticos que não são da cidade e sonhamos que eles aqui aportem com os seus projetos. 

CHEGA...VAMOS À LUTA

2 comentários:

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Dedê, não o conheço pessoalmente, mas estou sempre lendo suas boas posições, seu engajamento pela sua cidade. Esse reconhecimento por você supera tudo o que direi a seguir. Na verdade é preciso que existam projetos para a cidade no sentido amplo dos nós e dos eles. Quando há um senso comum sobre o que se deve fazer a construção desta equação entre o nós e o eles está pronta para um pacto. Dificilmente um pacto se faz em torno de pessoas ou mesmo de algumas forças políticas apenas, pois o pacto se faz em torno de projetos comuns (nossos e dos outros) em outras palavra o que vale no pacto é o conteúdo em torno do qual pactuamos e não na eventual sustentação de um governo. A rigor governar não é só administrar, é resolver contradições. E o pacto é síntese destas contradições. Acho que você está tocando numa coisa construtiva, mas é preciso saber se as forças políticas da cidade têm condições de pactuar um programa mínimo.

Dedê disse...

Zé do Vale.
Li atentamente seu comentário e de forma alguma posso discordar de nada. Visito o Crato mensalmente. Estou sempre atento a tantas opiniões e pseudo "posicionamentos politicos" de pessoas que hoje ocupam posições estratégicas na cidade. Por muito menos muita gente já teria desistido do Crato. Nós não. Quando falo "NÓS" Incluo você e tantas pessoas que se encontram aqui no Blog. Há uma diferença...nós propomos. Nós levamos a cidade a sério. Há um problema seríssimo a ser vencido no Crato. As negociatas politicas. As posições estratégicas, no Crato, estão inteiramente vendidas, comprometidas partidariamente. Pior; comprometidas com gente(politicos) que não são da cidade. Falo sem medo, pois nada devo. Se a cidade não me deve eu muito devo a ela. Esse amor que nos apresentamos pelo Crato precisa ser resgatado no cidadão cratense. O) mundo é outro, as exigências são outas, precisamos sair do pensamento sessentista. Colocar a foto dos nossos "icones politicos" na parede e partir pra luta. Não devemos permanecer nessa cobrança ingloria e até injusta. Nós é que somos responsaveis pelo Crato. Pessoas como voce são super necessárias nesse processo. Agradeço as suas palavras. Quando vier à Fortaleza queria conversar mais com voce. A Diana (sua irmã) tem o meu contato.
Valeu