por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Eleições do Crato ( IV ) - José Nilton Mariano Saraiva




Aspecto relevante, extraído dos números das recentes eleição do Crato, foi o desprezo com que a população da cidade tratou o candidato dos Ferreira Gomes (o governador do Estado Cid Gomes e o seu muito bem remunerado “assessor especial para assuntos políticos”, o irmão Ciro Gomes), presenteando-lhe com uma “lanterninha”, correspondente a uma humilhante quarta e última colocação dentre os prefeituráveis.
Afinal, ninguém pode esquecer que numa das eleições proporcionais da qual participou, o senhor Ciro Gomes conseguiu obter inacreditáveis 11.000 votos na cidade do Crato, sem que nunca houvesse pelo menos tentado justificar tal votação, via algum benefício para a cidade (pré ou pós eleição).
Ao contrário, passou a tratar a população cratense de forma humilhante e desrespeitosa, ao afirmar que “...no Crato mando eu”, dando a entender que aquele caminhão de votos era uma espécie de passaporte que o credenciava a fazer e desfazer, pintar e bordar ao seu bel prazer e, enfim, que a cidade não tinha dono ou merecia respeito.
Foi o que aconteceu, por exemplo, quando, questionado por alunos da URCA sobre se não seria mais prioritário o Governo do Estado aplicar em Educação do que investir num tal de “aquário” ( para inglês ver ), literalmente rodou a baiana e chutou o balde, chegando (segundo comenta-se) a agredir uma das estudantes que participava do protesto, ao tempo em que afirmava, de forma didática e contundente, que o tal aquário seria construído,sim, porque ele, Ciro Gomes, assim o queria (mas, afinal, quem manda no Governo: ele ou o irmão ???).
Alfim, a pergunta que fica, é: a inexpressiva votação do candidato apoiado pelos irmãos Ferreira Gomes ( míseros 4.386 votos ), de par com a raquítica votação do candidato do Prefeito (14.635 sufrágios, num universo de 85.806 votos ), seria a sinalização de que a população do Crato finalmente acordou, que não mais estaria disposta a aceitar que alienígenas aventureiros venham a dá palpites sobre o destino da cidade ???   

Um comentário:

Emerson Monteiro disse...

Boa avaliação da política cratense por parte de José Nilton, autor de comentários objetivos e úteis.