por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 19 de maio de 2012

ZECA IVO- Norma Hauer


Em 19 de maio de 1894 nasceu, aqui no Rio de Janeiro, José Ivo da Costa, que adotou o nome de ZECA IVO e assim ficou conhecido como compositor. Embora não marcasse muito nosso cancioneiro popular, foi autor de alguns sucessos, como “Tristeza de Gaúcho”, isso porque, embora carioca, viveu muitos anos no Rio Grande do Sul.

Com temas gaúchos, ainda compôs “Gaúcho Velho”; ”Luar do Sul” e “Proeza de Gaúcho” . .

Regressando ao Rio de Janeiro, aqui fez parceria com Jota Machado compondo “Mês de Maria”, gravado por Francisco Alves; “Ondas Curtas” , com João Freitas (sendo esta a primeira gravação de Orlando Silva); “Jardineiro do Amor, com Custódio Mesquita e “Última Carta de Amor”, com Benedito Lacerda. Ainda com tema gaúcho compôs, com Ary Barroso, “Meu Pampa Lindo”.

Zeca Ivo gravou também com Pedro Celestino (irmão de Vicente), “O Guasca” e “A Vida é um Inferno, onde as Mulheres são os Demônios”, um fado-toada feito em parceria com Lamartine Babo. Com Laís Areda, uma cantora que foi companheira de Vicente Celestino, antes de seu casamento com Gilda de Abreu, Zeca Ivo gravou a canção ´”Órfão de Amor”. Com Sílvio Caldas, gravou o samba “Última Carta de Amor” e com Augusto Calheiros a valsa “Quero-te Cada Vez Mais”.

Visitou vários estados do Brasil integrando grupos teatrais ou sozinho, realizando recitais de poemas e canções.

Podemos considerar “Mês de Maria”, gravada, por Francisco Alves, a música mais conhecida de Zeca Ivo aqui no Rio de Janeiro, quiçá no Brasil.

Zeca Ivo faleceu aqui no Rio de Janeiro no dia 19 de fevereiro de 1964, sem completar 70 anos.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Zeca Ivo era da minha família,
fico feliz em encontrar alguém que escreva sobre ele