por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 1 de maio de 2012

De dom Pedro ao Cachoeira (Revista Carta Capital)

Como são os "pequenos detalhes" que fazem a história, a origem do “Jogo do Bicho” nos traz a surpreendente revelação que a sua implementação no Brasil deu-se por decisão do então imperador dom Pedro II, lá pelos anos 1800. É o que nos relata o respeitabilíssimo jurista Wálter Fanganiello Maierovitch, integrante do corpo editorial da revista Carta Capital (edição 695, de 02.05.12, página 32). Aos fatos.
********************************* 
"A historiografia nos revela que o imperador Dom Pedro II havia ficado frustrado pela falta de empolgação da população com o recém-inaugurado jardim zoológico. Para atrair visitantes, o imperador apostou então todas as fichas no projeto do mineiro João Batista Viana Drummond, que há havia administrado a Estrada de Ferro Pedro II. O projeto Drummond, implantado em 1880, teve pleno êxito, com os visitantes a apostar nos bichos do zoológico, ou melhor, em 25 grupos de animais e em combinações a alcançar o número 100. Logo cedo à entrada do jardim zoológico, colocava-se uma caixa com um bilhete numerado dentro. Então, a caixa ia para o alto de um poste. No final da tarde, abria-se a mesma para divulgação do número e o vencedor apresentava o seu bilhete comprado para levar um premio em dinheiro. E assim Drummond, que virou barão só em agosto de 1888, povoou de humanos o zoológico do imperador."
Wálter Fanganiello Maierovitch (Jurista, Ex-Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, colunista da revista Carta Capital)
 

Nenhum comentário: