por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 2 de maio de 2012

Caixa de boas novidades - Emerson Monteiro


O fotógrafo Augusto Pessoa, paraibano com trânsito livre e constante pelas terras cearenses, é quem traz o presente, essa caixa contendo o livro Nordeste desvelado, de fotografias suas colhidas nas andanças nesta Região do Brasil, e o cd Nordeste oculto, que contém peças musicais do grupo Crabuêra, da mais fina flor de sonoridade do âmbito desta parte de mundo, numa embalagem primorosa de cores e desenho.

Eis a Arte em momento apreciável de real importância. Nordeste desvelado transmite fiel a face da nossa gente com vigor e propensão, algo no nível técnico da qualidade dos meios modernos da comunicação gráfica, qual o que se espera dos artistas em tempo de tecnologia avançada. Isso visto de fora para dentro, do espectador para a cena posta no palco das imagens recolhidas e do objeto mercantil. No sentido inverso, do conteúdo ao prazer de quem olha / escuta, olhará / escutará, grata surpresa lhes aguarda, apreciadores da melhor Arte (de letra maiúscula e tudo).

Um presente digno de nota alta revela a caixa do Nordeste Oculto / Desvelado, pelo bom produto que carrega no seu interior. Do livro de fotografias de Augusto Pessoa, que testifica a viagem transcendental das visões (Visagens, como o Autor denomina) através do sagrado das tradições, dos benditos, das festas populares e religiosas, da religiosidade perene de um povo sertanejo nordestino, virtuoso nos sonhos e na confiança do Deus dos simples, e doutras partes do mundo, o que se pode viver / ver intensamente, pela profusão das tonalidades, imagens, dos movimentos e ângulos desse jovem já reconhecido mestre da fotografia brasileira. 

Augusto César Cunha Pessoa nasceu em 1974, em Campina Grande PB. Jornalista e fotógrafo, atua profissionalmente desde 1994, integrando equipes de diversos jornais nordestinos. Atualmente trabalha como free-lancer para tais revistas National Geographic, Vida Simples, Caminhos da Terra, Horizonte Geográfico, entre outras. Prêmios: Abril de Jornalismo (2008); Um olhar sobre a cultura popular nordestina (2007); Pérsio Galembeck de Fotografia (2010); Paraíba dos seus olhos (2007-2009); AETC Jornalismo (2006 e 2007). Publicações: Capital iluminada [com a arquiteta Lis Cordeiro Alves]; INTI (fotografias sobre os Andes, 2009). Exposições: Casa Grande, uma viagem aos encantos da Chapada do Araripe (Nova Olinda-CE, 2010); Fotografia em revista (0 anos de fotografia da Editora Abril) (São Paulo, 2009); Guajás, os últimos nômades (Maranhão, 2008); X Fenart (Funesc, 2004). 

Quanto ao grupo musical Cabruêra, parceiro de Augusto Pessoa nesta caixa de fábulas inesquecíveis, dele trataremos em breve.
Desejo, por agora, no entanto, aos agraciados com tamanha oportunidade de viver bom gosto o melhor dos prazeres culturais...  

Um comentário:

Aloísio disse...

Emerson,

Obrigado por divulgar a nossa cultura, vasculhei a internet e consegui contato para aquisição desta caixa. já pedi meu exemplar.
Para quem quiser adquirir o endereço é este: cabrueramusic@gmail.com

Abraços

Aloísio