por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 24 de março de 2012

Minha Tia High Tech e o Pterossauro Chinês - José do Vale Pinheiro Feitosa

Tia Rosinha acabou de ligar-me. Logo imaginei que estivesse “brincando” com a nova mania das tias: o smartphone. Acharam o máximo levarem a internet para onde forem. Mesmo no banho de sol no açude podem ler os jornais, buscar receitas no Google ou mandar alguma mensagem para um sobrinho.

Era o que pensava com o telefonema de tia Rosinha, inclusive pelo entusiasmo com o qual me deu a benção do dia. Eu fiquei muito curioso com a alegria e não precisei esperar muito: era assunto das ciências, uma descoberta fundamental. Algo tão espetacular que ela se engasgava na argumentação e não me oferecia pistas do que realmente se tratava.

- Titia! O que é mesmo que a ciência descobriu?

- O Guidaco venator!

- O quê? Titia!

- Tem três metros de uma ponta a outra das asas. É grande demais meu filho. É quase do tamanho do quarto do Oratório.

- Titia e que pássaro medonho é esse? – Sendo bicho de asas para ser admirável pelos três metros de asa só podia ser um pássaro, avião é que não seria.

- É demais meu filho! E a fotografia dele é de bicho ruim. Tem uma crista maior do que de um galo de raça, um bico prá mais de metro, feio e meio curvo. E se não bastante a ruindade das fuças do bicho, na boca dele tem uns dentes enormes. Dizem que os bichos sobram quando ele fecha o bico. Os dentões ficam entrelaçados por fora da boca do danado.

- Ave Maria titia! Se este bicho voar por aí a senhora tem que reforçar o galinheiro. Cuidado com os burregos e com os bezerrinhos! – Fiz a primeira gracinha que me veio.

- Não meu fiii! O bicho é de outro tempo. Não dá mais ovo nos dias de hoje não. Ele viveu há muito tempo. Ainda naquele tempo daqueles bichos gigantes...como é mesmo o nome deles?....aqueles que dizem ser da pré-história!

- Dinossauro?

- Isso! E tu sabe o que significa Guidaco venator? – Tia Rosinha quase soletrava a palavra enquanto emitia as sílabas numa exagerada solenidade.

- Não tenho nem idéia!

- Quer dizer: o espírito mau do dragão caçador.

- É mesmo?! - Falei com espanto para absorver o entusiasmo de tia Rosinha.

- É meu filho. Eu achei o máximo.

- Muito bem minha tia um bom dia para.... – Achei que ela ia encerrar o assunto e já me despendia quando ela me atalhou.

- E tem a coisa mais importante de tudo isso meu filho!

- É titia?

- É! O bicho viveu na China. Lá no outro lado do mundo...

- ????? – eu não sabia o quê dizer sem compreender qual a importância do fato para tia Rosinha.

- Pois é meu filho! Lá do outro lado do mundo. Na China!

- Esses chineses minha tia só faltavam exportar isso para nós! – Tentei uma gracinha para compensar o que me parecia o exagero dela.

- E precisa? Os da China são iguaiszinhos àqueles encontrados aqui no Crato. O Guidaco, meu filho – a titia tinha intimidade total com a paleontologia – é pterossauro muito semelhante ao Ludodactylus sibbicki – a pronúncia da tia eu não garanto, mas o tom dela deu ao bicho os ares de muita importância - encontrado na formação Crato da bacia sedimentar do Araripe.

Essas minhas tias não são apenas High Tech: elas são geniais. Absorvem o texto que lêem com uma integridade de fazer inveja até em aluno de pós-graduação.

- Olhe o Crato se irmanando com China titia! – Levei a aproximação dos espécimes na gozação.

- Meu fiii! Eu vou dizer uma coisa! Tem mistério nesta história, viu? Por que é que tem aqui no Crato e depois precisa correr mais do que uma banda do mundo para surgir animais parecidos? Por que é que o bicho não deu na África e nem nas Europa. Só deu aqui e lá do outro lado do mundo. Isso é muito mistério viu?

Aí compreendi todo o entusiasmo da ligação de tia Rosinha. Este paradoxo da ciência tinha sido compreendido por ela.

- Por isso meu filho eu vou rezar muito mais pelo Crato. Esta terra tem mistério que se perde nas lonjuras e assunto que se esqueceu nas dobras do tempo. Vou rezar viu?

- Titia um beijo na senhora – a alegria de tia Rosinha se transmitira para mim – Reze muito minha tia, pois quem sabe o povo escolhe um bom prefeito nas próximas eleições!

Um comentário:

socorro moreira disse...

Acho que vc tem o dom da premonição...
Recebeu uma ligação da "Tia Rosinha".
Ela estava feliz, e vc tão amoroso!
Estava fazendo a leitura, quando rec4ebi a notícia do falecimento da mãe do meu querido Zé Flávio.
Estou saindo pra ficar perto da família.
Tentei te ligar, mas só está dando ocupado...
Sinto muito!
Sei exatamente os sentimentos que neste momento nos une.
Com carinho,

Socorro Moreira