por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012


O sono viajou. São assim quase todas as noites. Os dias ficam mais longos, e a vida aumenta as suas possibilidades: surpresas, encontros e desencontros.
Como somos crédulos, buscando tesouros, nos terrenos minados... ! Queria tanto entender a alma humana, e a minha própria alma! Busco respostas sobre isso, até nos astros!
Generalizo, a princípio, qualidades e defeitos comportamentais. Depois reflito sobre as particularidades. Mania de análise, padrão virginiano, a despeito da vontade de viver com intensidade, mesmo respeitando os meus limites.
Hoje conversávamos sobre Astrologia: eu (inegavelmente leiga, mas curiosa), e um doutor no assunto.
Escutei explicações interessantes, de forma didática , sobre os signos de elemento água : Peixes, Câncer e Escorpião. Dizia-me:
- As águas são as nossas emoções.
Quais são os estados físicos da água?
-Sólido líquido e gasoso.
-Pois bem, o estado sólido representa as águas dos escorpianos. O gelo. Eles conseguem ser extremamente frios, na administração das suas emoções.
O estado líquido refere-se às pessoas de Câncer. A dramaticidade, na expressão do emocional.
O estado gasoso está associado às pessoas de Peixes. Porisso a dispersão, a vulnerabilidade.
Comentamos sobre os outros elementos: fogo, ar e terra.
O ariano, fogo relâmpago; o leonino integralmente solar; o sagitariano o fogo alimentado por ele mesmo, por puro idealismo.
Sobre os terráqueos: Virgem, Touro e Capricórnio, também ouvi rápidas considerações .
Os taurinos são os mais terra. Vivem em função do mundo material, mas as artes os desmontam. Como referências foram citados grandes pintores, que nasceram sobre esse signo, como Leonardo da Vinci; os virginianos são práticos ; os capricornianos exigentes.
A verdade é que somos uma mistura de todos esses elementos. O percentual que existe em cada um, a concentração dos Planetas, em determinadas casas, estabelecem as grandes e pequenas diferenças.
Esse estudo instiga um aprofundamento.. Todos os signos possuem prós e contras; o lado luminoso e o lado obscuro. A compreensão da matéria representa um instrumento valioso, no processo do autoconhecimento.
"Conhece-te a ti mesmo”.
- A grande chave para os nossos próprios mistérios. O descortinar para uma vida mais próspera, e feliz. O caminho evolutivo da alma. Quanto a isso, eu tenho pressa, embora tropece, sempre que entro na energia da superficialidade. Quero pique pra fazer a manutenção de forma paulatina e sábia. É possível?
- A Ioga tem algumas respostas; a maturidade, outras; o morrer e renascer, um dia completará o seu ciclo definitivo...!
Socorro Moreira

Nenhum comentário: