por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ari Monteiro - por Norma Hauer



No dia 20 de dezembro de 1905, nasceu ARI MONTEIRO, compositor que, dentre outras músicas, lançou algumas enaltecendo São Jorge.

O famoso Dicionário de Ricardo Cravo Alvin relaciona uma série de composições de ARI MONTEIRO e o nome dos diversos cantores que as gravaram, mas não cita nenhuma das muitas que Carlos Galhardo gravou. Aliás, quem mais compôs com Ari Monteiro também não é citado: Roberto Martins.

Carlos Galhardo gravou "apenas" 34 composições de ARI MONTEIRO. Nenhuma foi relacionada por Ricardo Cravo Alvin. Dessas, a maioria tem Roberto Martins como co-autor.

Iniciando uma série de músicas sobre São Jorge, Carlos Galhardo gravou em 1946 "São Jorge;no ano seguinte "Dentro da Lua"; em 1948 "23 de Abril"; e em 1955 "Novamente Abril" , todas de Ari Monteiro (duas com Roberto Martins). Apenas "Meu São Jorge" (1951) não leva o nome de Ari Monteiro.

Para o carnaval, Galhardo gravou "Cadê Zazá?", "Até Moscou";"Dias de Festa";"Neste Mundo e no Outro"; "Canta Vagabundo";"Alegria da Cidade";"Laurindo"...

Também são de Ari Monteiro, "Noites de Junho"; "Pecado Original";"Domingo Feliz";" "Papai do Meu Coração";"Tempos de Criança";"Prece";"Olhos Divinos";"Por

que Cantam os Passarinhos?"...

ARI MONTEIRO fez dupla com outros compositores, como Irani de Oliveira;

Peterpan; Newton Teixeira; Arnaldo Passos, tudo gravado por Carlos Galhardo.

Completando a falta de informação de Ricardo Cravo Alvin, quero registrar uma bela composição de ARI MONTEIRO e Peterpan, de nome

MISTÉRIOS DA NOITE"

Tarde morre o dia,

Triste como sempre...

Cedo a noite vai chegar.

Maior será então

A minha grande mágoa,

Meus olhos já estão

Ficando rasos dágua.

Pois quando anoitece

Muito mais padece

Quem tiver no coração a sombra da tristeza.

Não sei o mistério que a noite tem,

Que faz crescer no coração da gente

A saudade de alguém.

Lançada por Carlos Galhardo na Rádio Mayrink Veiga, essa valsa não foi gravada. Está apenas"gravada em minha memória".

Em que data Ari Monteiro faleceu???

Esta composição de Ari Monteiro, também em parceria com Peterpan, foi gravada por Carlos Galhardo em 1946 e também não consta do Dicionário de Ricardo Cravo Albin.

DOMINGO FELIZ

Você se esqueceu tão depressa,

Dos beijos de amor que me deu.

Abraços e tantas promessas

Você tudo, tudo, esqueceu.

Mais uma lembrança perdida,

Mais uma loucura que eu fiz,

Eu hei de lembrar toda vida,

Daquele domingo feliz.

Tudo passou, Tudo acabou.

Só a saudade em mim ficou.

Eu não terei, tudo me diz

Outro domingo assim feliz.

Por isso, se nossa memória falar, tudo ficará no esquecimento aqui nesta parte da comunidade.

Norma Hauer

Nenhum comentário: