por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 5 de outubro de 2011

UM OLHAR AO NOSSO ENTORNO.
                                                                
                                                                         Lídia Maria Lima Batista

O vai e vem dos transeuntes constitui cenário rico em cores, expressões, movimentos. Gosto de estender o olhar entre as pessoas visualizando afazeres, partidas e chegadas.
Quantos sentimentos antagônicos podemos experimentar no ato de observar: alegria, tédio, incentivo, compaixão, entusiasmo e decepção, são alguns deles. O bom, é que qualquer um pode assumir o lugar de observador, para que as visões nesse contexto se ampliem e diversifiquem. Observar ou ser observado são papéis que se revezam naturalmente.
Identifico pessoas que olham para frente, com ombros levantados e andar firme. Elas passam uma impressão determinada. Outras, simpáticas, retribuem o olhar. Os acenos, os ôis, os olás, refletem contentamento. Gentilezas, sorrisos, vivificam nossa alma.
O contingente dos que se movimentam num transitar incessante, é de uma diversidade incrível. Difícil mencionar. Contudo, existem os bonitos, charmosos, elegantes, cheirosos, os que têm cabelos lisos ou cacheados. O outro lado da moeda também mostra o oposto: os não tão bonitos, os feios, altos, baixos, magros, gordos, os desajeitados, os maltrapilhos... E por aí vai! Não há dúvidas, que os aspectos mencionados dizem respeito ao revestimento de cada um, a casca do ovo, podemos dizer.
Maior análise, melhor síntese, só a partir de contato mais direto, compartilhado.
É surpreendente contemplar os espaços com esses viandantes e as constatações resultam de uma curiosidade natural, própria do instinto humano.


Crato/CE., 04 de outubro de 2011

3 comentários:

socorro moreira disse...

Identificada com o seu pensamneto, Lídia!
Um grande abraço!

Liduina Belchior disse...

Gostei muito do seu texto, Lídia.
Reflete também, sobre o comportamento do humano.
Valeuuuuu... Bjos: Liduina.

Lídia Maria disse...

Socorro e Liduina, vocês são tão atenciosas! Obrigada. Abraço