por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 18 de outubro de 2011

A fila anda ... - Rosa Maria Guerrera


Hoje eu gostaria de escrever o verso que nunca escreví , e nele sonhar um sonho nunca imaginado . Gostaria de numa página em branco relembrar em fragmentos todos os beijos que dei , todas as fantasias que imaginei , e todos os delírios que apetecí. Gostaria de poder entender as interrogações do silêncio , as verdades das exclamações e deslizar devagarinho pelas reticências das surpresas .Tem certos dias que a gente amanhece mesmo com vontade de ser qualquer coisa que não seja nós mesmos .Vontade de fazer aquela LISTA , como diz a bela composição de Oswaldo Montenegro :”Faça uma lista dos sonhos que tinha/quantos voce desistiu de sonhar ? quantos amores jurados pra sempre /quantos voce conseguiu preservar”. E mais adiante a interrogação mais importante : Onde você ainda se reconhece/ na foto passada ou no espelho de agora?”E eu me pergunto quando ouço essa música:Quem não possui uma lista dentro de sí ? Quantos e quantos sonhos não desistimos de sonhar ? Quantas palavras guardamos no momento em que deveriam ser ditas e quantas outras deixamos escapar no instante errado ? É quando a gente para e olha aquela foto passada sem se reconhecer no momento atual .O espelho que nos refletiu ontem , já não nos mostra a mesma imágem.Não me refiro ao tempo cronológico, mas ao tempo aprendizado.E esse é o mais importante na vida de todos nós .E o mais curioso é que a gente não pode afirmar que aprendeu de tudo na vida , porque a cada instante nos aparece uma nova lição no jogo de xadrez do destino .Se eu fosse fazer hoje uma lista dos amores que tive será que teriam a mesma importância para mim , como antes ? Talvez quando existiram tivessem sido realmente importantes ,mas ... “ a fila anda” como tenho por hábito dizer. E nessa caminhada , fatos, pessoas e casos vão ficando na poesia que escrevemos ontem, e como a pena do poeta não tem o direito de parar , novos temas e novas emoções vão dando início a um novo soneto ou poema. Hoje realmente eu gostaria de fazer aquela poesia que nunca fiz ou imaginar um sonho nunca sonhado , e se agora não estou conseguindo realiza-la tenho certeza de que amanhã , ou dentro de minutos,ou até daqui a muitos anos eu conseguirei compor esses versos .E quando entendidas as interrogações do silêncio, as verdades das exclamações ou ainda as reticências das surpresas , tenho certeza absoluta de que não encerrarei a minha lista . No longo corredor da vida , ainda existirão muitas portas a serem escancaradas .Afinal , é como digo sempre : “..A FILA ANDA ......”
rosa guerrera

Nenhum comentário: