por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO- por Norma Hauer


Sempre tive folga nesta data dedicada aos servidores públicos. Hoje, que minha folga se dá nos 365 dias do ano, com uma lambuja no mês de fevereiro de ano bisexto, a data, embora continue marcando o dia do servidor, não é mais considerada "ponto facultativo" porque o Collor resolveu que não era e os que vieram depois delle têm o mesmo pensamento: servidor já tem muita folga.
Neste ano de 2011, Dilma resolveu transferi--lo para 14 de novembro (uma segunda-feira). Como o dia 15 é feriado, ela “criou” um feriadão.

Bom, essa data marca o dia do servidor porque em 28 de outubro de 1939, através de um Decreto-lei (nº 1713) entrou em vigor o Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União. Aquilo era um decreto-lei, logo acharam que deveria ser mudado. Depois de janeiro de 1946, nosso país se "transformou" em uma democracia (com a posse do candidato eleito nas eleições de 1945), assim, muitos decretos-lei foram revogados.

Julgaram que deveria ser votado pelo Congresso um novo Estatuto e isso aconteceu em 1952.

Já que a data era "do servidor", no dia 28 de outubro de 1952 entrou em vigor o novo Estatuto, cuja lei que o aprovou recebeu o nº 1711.

Dessa forma, a data foi mantida e sempre era considerada "ponto facultativo" até que...Collor acabou com a "brincadeira.

Os governos que vieram depois continuaram comemorando o Dia do Servidor Público , mas não na data certa (28 de outubro) e sim na segunda-feira mais próxima dessa data.
Só que Dilma deixou o “tal dia do servidor”, bem distante do 28 de outubro

Quanto aos governos municipal e estadual continuaram mantendo a data tradicional,

E se formos analisá-lo bem, hoje há outro Estatuto sancionado pelo Collor em 11 de dezembro de 1990, cuja Lei recebeu o n° 8112. Nada a ver com o 28 de outubro. A Lei 1711, que revogara o Decreto-lei 1713 foi revogada pela nova lei

Foi o Estatuto do Servidor que “abiu as portas” do serviço público para o “povão” ao instituir o concurso público para que nós, pobres mortais, pudéssemos ingressar na qualidade de funcionários nas repartições públicas , antes restritas aos “apadrinhados”.

Os concursos continuam, mas ainda há muito servidor que, como as “Marias Candelárias” ainda são indicados pelo QI (quem indicou).

“Maria Candelária
É alta funcionária.
Caiu de “paraquedas”
Caiu na letra O,O,O...”

Nenhum comentário: