por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A UNIÃO TRAZ A FORÇA, PODER, PRESTÍGIO E SOLUÇÕES- Helder Macário de Brito


Apesar de ainda estarmos muito distantes das eleições municipais, de ainda ter que correr muita água por baixo da ponte, como dizem os políticos, aqui no Crato já começaram a falar sobre o assunto.
Alguns nomes de pretensos candidatos estão surgindo, alguns até muito bons, já se tem notícia que algumas articulações estão sendo feitas e bom será que nós já comecemos a ter conhecimento de tudo. A bem do conhecimento, teremos que tomar também muito interesse, porque nenhum outro assunto será mais importante para nós do que o que diz respeito às próximas eleições municipais, a escolha das pessoas que dirigirão os nossos destinos durante alguns anos, porque delas poderão depender medidas que venham solucionar o maior problema do nossos município: o de não termos representantes legítimos, por isso, não temos força política, o que é, diga-se de passagem, uma grande vergonha.
Se nós eleitores, pensarmos bem, acabamos concluindo que a nossa responsabilidade é muito grande, de nós depende a eleição daquelas pessoas, de nós, portanto, dependerá o nosso próprio destino.
Se a nós cabe tamanha responsabilidade, temos a obrigação e o dever de nos empenhar de corpo e alma, no processo. Mas qual será o nosso papel? Temos um papel, seguramente, da maior importância que é, o de avaliar com a mais absoluta lisura, sem nenhum outro interesse, senão o de escolhermos, realmente, pessoas sérias, dignas, honestas, capazes, prudentes, empreendedoras, que conheçam os nossos problemas e anseios, comprometidas com o nosso município, em quem reconheçamos sinceridade nos pronunciamentos e atitudes. Alguém que tenha “peito” para, naturalmente com nosso apoio, enfrentar os muitos que, tudo fazem para que o Crato se esvazie cada vez mais, se torne por completo, dependente de outras plagas de outras pessoas que, decididamente, não têm o menor interesse por nós, mas aqui encontraram guarida, receberam o respaldo que precisavam, em votos que, lhes deram força política, que lhes deram poder e prestígio, utilizados, não a nosso favor mas, às vezes, infelizmente, contra nós.
Qual deles, aqui votados já se empenhou em conseguir para nós, algum benefício? Qual deles, por exemplo, se empenhou na luta pela vinda da Universidade Federal para o Crato? Qual deles teve interesse em nos defender quando daqui tiraram tantos órgãos importantes, há muito aqui instalados? Em qual deles poderemos confiar quando falam no caso da retirada da nossa Exposição do seu parque atual? Qual deles já agradeceu pelos tantos votos que aqui receberam? Qual deles, ainda, merece o nosso voto? Qual deles merece o nosso respeito?
Sinceramente, eu acho, nenhum. Mas então, em quem devemos votar nas próximas eleições?
Não é nada fácil responder a esta pergunta, por algumas razões: uma é que os políticos andam mesmo em muito baixa cotação, outra é que nós aqui do Crato, não contamos, realmente, com nomes fortes que possam ser apontados como candidatos a deputado estadual e federal, até mesmo porque desde muito tempo, ninguém preparou-se para isso, daí porque, talvez, votamos naqueles que nos esqueceram, não deram o menor valor aos votos que lhes demos.
Teremos então que preparar os nossos candidatos. Mas como fazer isso? Tudo terá que ter início, logo agora nos preparativos para a eleição municipal que se aproxima.
Primeiro teremos que nos unir, o que muitos dizem ser impossível mas eu considero a nossa única saída e acho que se houver boa vontade, a união poderá acontecer de fato.
Esta união, teria que ser entre nós eleitores, mas, também e principalmente entre os candidatos e lideranças partidárias que tomaria a frente de tudo, esquecendo questões de toda ordem em favor do propósito de ser formado um grande bloco que marchando junto e forte ocuparia já nas próximas eleições, os cargos de prefeito e vice-prefeito. Depois, continuando o grande bloco, seriam ocupados os cargos de deputado estadual e deputado federal, para então o grupo e nós cratenses, cheios de esperança, de confiança e otimismo, temos aquela força política desejada, o que nos dará poder, nos dará prestígio e por isso, nos dará condições para conseguirmos, junto aos governos, o tudo que precisamos e queremos, aquilo que hoje não conseguimos, exatamente porque, desbaratados, sem a devida união, sem noção da dimensão de nossa responsabilidade, votamos em pessoas erradas, votamos em pessoas alheias a nosso município, a nossa gente e o pior, sem compromisso para conosco, daí porque já deixamos de receber muito do que precisamos. Já perdemos muito do que tínhamos e corremos risco de perder ainda mais, inclusive a nossa Exposição, criada pelo povo do Crato, orgulho para todos nós e muito ambicionada por outros municípios.
Temos que acordar, temos que encarar o grande problema de não termos representantes, nem na Assembléia Legislativa, nem na Câmara Federal, com muita seriedade e, a meu ver, a única solução só virá através da união que nos trará força política, com ela o poder e o prestígio para conseguirmos o que desejamos e nos defendermos das investidas que possam surgir contra nós.
Já se falam em nomes que poderiam encampar a idéia que acabo de expor. Resta que, sentem à mesa, discutam, avaliem vantagens e desvantagens, pensem nos proveitos que poderão advir, pensem no exemplo que dariam, se tudo se concretizasse, exemplo que, sem dúvida entraria para a nossa história e que, com certeza, só facilitaria em tudo a vida de todos, povo e candidato.
Pensemos então, todos nós, façamos do que dizem impossível a união, uma grande realidade, para o bem do Crato, para o bem de todos os cratenses.

Crato-CE, 25/08/2011

Nenhum comentário: