por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Por Stela Siebra



BISAFLOR CONTA HISTÓRIAS

Olá pessoas queridas: venham para a roda de histórias de Bisaflor, a fogueira já está acesa, Sia Maria já fez um bolo de milho e agora está passando o café. Trago hoje uma história chinesa que li em um livro de Ítalo Calvino. É uma história muito boa, sei que vocês vão gostar.

E atenção: quem na roda, depois, recontar a história vai ganhar três cafunés.


A SENHORA NÚMERO TRÊS

Há muitos séculos atrás, numa cidade da China, havia uma hospedaria – a Taberna do Pontilhão – administrada por uma mulher de cerca de trinta anos, conhecida como a Senhora Número Três. Supunha-se que esta mulher era viúva, sem filhos e sem nenhum parente. Na verdade, não se sabia quem era nem de onde viera; mas todos concordavam que sua hospedaria tinha boas instalações e que ela era uma pessoa de posses, pois além da hospedaria, possuía uma excelente tropa de burros, constituída por animais fortes, bonitos e resistentes.

A Senhora Número Três era, também, conhecida por sua generosidade; costumava cobrar preços mais baixos, caso o viajante alegasse que estava com pouco dinheiro, motivo pelo qual não faltavam hóspedes na Taberna do Pontilhão.

Aconteceu um dia que um viajante chamado Chao Chi Ho, em viagem à capital, parou para pernoitar na Taberna do Pontilhão e acomodou-se com mais uns seis hóspedes num amplo dormitório. A Senhora Número Três o tratou muito bem, como era do seu costume e na hora de dormir ofereceu vinho a todos e tomou, também, uma taça. O senhor Chao Chi Ho agradeceu, não costumava beber vinho, e foi deitar-se numa última cama, junto à parede que divisava com o quarto da hospedeira.

Os hóspedes que tomaram vinho, logo adormeceram e a Senhora Número Três recolheu-se ao seu quarto um pouco mais tarde da noite, fechou a porta e apagou a vela.

Chao estava inquieto, não conseguia pregar o olho e, lá por volta da meia noite, escutando um barulho no quarto da hospedeira, percebeu que ela havia acendido a vela. Olhou por uma fresta que havia na parede e viu a mulher retirar de dentro de uma caixa, pequenas peças de madeira com cerca de quinze centímetros de altura: um vaqueiro, um boi e um arado, depositando-as em chão de terra batida, numa pequena área perto do piso da lareira. Depois colocou um pouco de água na boca e borrifou nas figuras que, de imediato ganharam vida, o vaqueiro esporeou o boi que fez movimentar o arado para frente e para trás, arando a terra. Quando o chão estava preparado, ela entregou um pacote de sementes de trigo-mouro ao vaqueiro, que as semeou. Em poucos minutos as sementes brotaram, floresceram e deram grãos maduros, que foram colhidos e debulhados pelo vaqueiro. A mulher os moeu num pequeno moinho. O vaqueiro, o boi e o arado voltaram a ser figuras de madeira que a Senhora Número Três guardou na caixa. A última tarefa da hospedeira foi fazer bolos com o trigo moído naquela noite.

Ao amanhecer todos os hóspedes se levantaram e se preparavam para seguir viagem, quando a Senhora Número Três os convidou para tomarem o café da manhã, oferecendo-lhes os bolos que fizera à noite.

Chao agradeceu e saiu da Taberna do Pontilhão, mas procurou um jeitinho de olhar para trás e, sem que a mulher percebesse, viu que cada hóspede que comia o bolo, caía de quatro e começava a zurrar. A mulher se apossava dos seus pertences e, cada vez mais, aumentava sua tropa de burros.

O homem observou tudo que acontecera naquela noite na Taberna do Pontilhão, mas não comentou nada com ninguém. Quando retornava de sua viagem à capital, teve que fazer um novo pernoite na hospedaria da Senhora Número Três. Ele vinha munido de uma boa porção de bolos de trigo, fresquinhos e do mesmo formato e tamanho dos da hospedeira, que o recebeu muito bem.

Naquela noite não havia outros hóspedes na Taberna. Antes do senhor Chao se recolher, a hospedeira perguntou se ele queria algo para comer ou beber. Ele agradeceu, queria só no café da manhã comer alguma coisa, e a mulher lhe prometeu uma boa refeição.

Durante a noite Chao observou a mulher repetir a mesma mágica de arar a terra, do plantio e crescimento do trigo e a feitura dos bolos, que a hospedeira colocou na mesa do café da manhã, no dia seguinte.

Chao aproveitou-se de um instante em que a mulher saiu da sala e trocou um dos bolos que trouxera por um feito por ela. Quando a Senhora Número Três retornou à sala, admirou-se que seu hóspede ainda não estivesse se alimentando:

- Mas você ainda não comeu dos meus bolos!

- Eu estava aguardando sua volta. Eu trouxe uns bolos da capital, gostaria que você experimentasse.

- Dê-me um.

A mulher estendeu a mão e recebeu um dos seus bolos mágicos, aquele que Chao retirara do prato. Mordeu o bolo e caiu de quatro, zurrando, transformada numa bela e vigorosa jumenta, na qual Chao colocou cabresto, montou e retornou para sua cidade, levando consigo a caixa com as figuras de madeira, pensando em usá-las em seu proveito.

No entanto, ele nunca conseguiu dar vida às peças porque não sabia das palavras mágicas, por isso não pode transformar pessoas em burros, mas tinha a seu serviço a jumenta mais resistente e vigorosa da região, que era capaz de viajar muitas léguas por dia, em qualquer tipo de estrada.

Alguns anos depois, montado na sua jumenta, o senhor Chao passava na frente de um Tempo, quando, de repente, um velho começou a dar boas risadas, bater palmas, fazendo grande alarido:

- Mas é a Senhora Número Três, da Taberna do Pontilhão! O que lhe aconteceu?

O velho se aproximou, segurou nas rédeas da jumenta e falou para Chao:

- É certo que ela tentou lhe fazer algum mal, eu sei, mas lhe garanto que ela já foi plenamente castigada por seus pecados. Deixe que eu a liberte.

Dizendo isso, o velho retirou o cabresto da cabeça da jumenta, que imediatamente largou a pele de animal e se transformou em gente.

A Senhora Número Três saudou o velho e sumiu.

Nunca mais se soube dela.

Nenhum comentário: