por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 23 de julho de 2011

A ÁRVORE E A SEMENTE DE UM NOVO TEMPO- Bernardo Melgaço




Certa vez, um pássaro pousou no galho de uma enorme árvore, numa floresta. Em seu bico, carregava uma pequena semente que, por um descuido, deixou cair lá de cima. A pequena semente, ao cair, se chocou contra o chão e, meio atordoada, procurou refazer-se do susto. Em seguida, ainda assustada, olhou para a árvore imensa, e disse:

– Senhora árvore, por favor, me ajude. Eu não sei me defender. Tenho medo de ser comida e morrer. Vejo que a senhora é muito alta, forte e experiente.

Então, a árvore respondeu, dizendo:

– Querida semente, tu és muito pequenina, mas não tenhas medo, que farei balançar os meus galhos de modo a saltar algumas folhas sobre ti, e assim estarás salva dos predadores que existem nessa floresta. Eu tenho mais de um século de experiência.

E assim fez se balançar, e várias folhas caíram sobre a semente, de tal forma que ainda sobrou um pequeno buraco para ela respirar e olhar para a grande árvore. A semente agradeceu, dirigiu-se novamente à árvore, e disse:

– Puxa vida, cem anos! Por favor, gostaria que me dissesse como é ser um dia uma árvore grande, forte e bonita, como a senhora!

A árvore, com muita doçura, respondeu:

– Querida semente, és muito pequenina ainda para compreender essas coisas. Mas, mesmo assim, direi algo de instrutivo. Eu sou uma espécie de árvore entre milhares e milhares que existem por aí, na floresta. Todas – inclusive tu serás também assim, um dia! – são constituídas de três partes básicas: a raiz, o tronco e a copa. Todas elas têm um duplo crescimento: um em direção às profundezas do chão, e o outro em direção ao firmamento do céu.

Em outras palavras, uma parte tua estará enraizada na escuridão do mundo do chão-terra, e a outra estará buscando luz, energia e claridade na imensidão do cosmo. Somos assim, ou seja, temos dois impulsos de crescimento. Um nos puxando para baixo, e o outro nos puxando para cima. Essa situação nos põe em conflito, porque são duas forças que nos remetem para lados opostos. O mundo do chão é escuro, às vezes úmido, às vezes seco, muitas das vezes duro, sofrido e bastante concreto. Esse crescimento é a base de nossa estrutura física. Por isso, temos que escolher com cuidado e prudência as substâncias e os alimentos que a natureza desse mundo nos oferece.

Terás momento de fome, sede, calor, frio e solidão. À noite, ficarás no escuro, e de dia serás aquecida pelo Sol; no verão, serás alagada pelas águas da chuva; no inverno, serás coberta de neve. O cupim e o homem são os nossos maiores predadores, por isso, não guarde teu tesouro na terra, guarde-o no céu. Mas, não te preocupes, porque o nosso Criador nos fez com sensibilidade para nos protegermos, e selecionarmos as coisas sem errar.

Nada é dado, mas tudo é conquistado com perseverança e mérito. O teu esforço pessoal é o caminho para a tua fortaleza no mundo interior do chão. Nunca te esqueças de cuidar da parte superior da copa, que te liga ao mundo transcendente do céu. Ela é extremamente importante, tanto quanto a parte de baixo da raiz. Terás um desafio muito grande, que é alimentar a tua raiz, fortalecendo-a cada dia, e ao mesmo tempo voltar-te constantemente para a luz transcendente do Sol da vida. Agradece sempre esse aprendizado, porque é uma lei da vida criadora.

Terás momentos difíceis e penosos, principalmente quando a espécie humana se aproximar de ti. Muitos deles perderam a sensibilidade, e não nos enxergam como uma parte sagrada da mãe natureza, mas como meros objetos para as suas riquezas egoístas. E mesmo que os homens te ataquem com serras, martelos, foices e palavras de ordem agressiva, entende que a tua missão é servir e morrer em vida dando sombras, frutos, alimentos, abrigos e água em tuas raízes.

A vida é uma árvore que deverá dar bons frutos; os homens são árvores também. Muitos deles vivem apenas dentro do chão, na escuridão, e não percebem o valor da copa e da luz do céu. Um dia, o homem perceberá, um pouco tarde, que o mal está na raiz. Nesse dia, novas sementes crescerão orientadas pelo céu de um novo tempo.

Aceita ser transformada no altar da vida: é a Lei!

Bernardo Melgaço

Nenhum comentário: