por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 20 de junho de 2011

Essas máquinas maravilhosas e suas mensagens sutis-Armestrong Nicolau.

Hoje tomei café com os antigos funcionários do Banco do Brasil, a convite de Ronald Albuquerque com quem trabalhei na Ag. de Crato e no Cesec de Juazeiro do Norte. Percebi o quanto todos nós nos afastamos... Nas lembranças  estavam os "BIPs". Era uma delícia ler " as histórias não contadas " que  fechavam a última página. Achei uma delas, e a transcrevo:


É curioso como as coisas ganham certas dimensões e tornam-se alvo de intermináveis comentários nas cidades do interior.
A nossa querida Imbituva, no Paraná, não foge à regra. E isto ficou evidenciado para nós desde a inauguração da agência. O novo prédio, os primeiros financiamentos, os novos moradores que chegavam com o Banlco, tudo ia servindo de pretexto para encompridar conversas nas rodas de amigos. Não faltavam os mais informados, ou aqueles que confessavam conhecer alguém lá da filial recém-inaugurada. "um deles é meu vizinho, alugou casa ao lado da minha, me convidou para um cafézinho na agência."
Não foi de modo diferente quando enltrou em uso a nova autenticadora eletrônica de documentos, serviço pioneiro na praça. notícia se espalhou. Em pouco, não havia quem não quisesse dar uma passada no Banco para pelo menos uma espiadela na "maravilhosa máquina". Um mais afoito arriscou o palpite (erradamente, há de se convir): "São os chamados computadores. Fazem de tudo." Outro retrucou, enérgico: "essas máquinas modernas estão tomando o lugar do homem em toda a parte."
Com o tempo, acabaram descobrindo que a máquina não tinha vindo para tomar o lugar de ninguém, mas para ajudar os funcionários em suas tarefas. E Imbituva voltou à vida normal, rotineira.
O mesmo não acontecia dentro do Banco. E isto por obra e graça da maltida poeira - um sério problema em toda a região de Imbituva -, que diariamente teima em se esparramar pelos móveis da agência, para terror dos funcionários e principalmente da nossa encarregada da limpeza.
Assim, aconteceu um dia que, cansado de ter que diariamente limpar o pó de sua autenticadora, o caixa por ela responsável decidiu recorrer aos préstimos da faxineira. Pediu-lhe então que, quando da limpeza da bateria, retirasse a capa de sua máquina e fizesse "uma limpeza parcial da mesma".
No dia seguinte, a surpresa foi geral. Não só a autenticadora do colega, mas todas as outras máquinas estavam imaculadamente limpas. "Milagre!", gritou um deles. "Um anjo bom passou por aqui, aliviando os caixas dessa tarefa matinal", falou o outro. A resposta veio mais tarde, com a chegada ao Banco do vigia que presenciara o trabalho da faxineira. Ao levantar a capa da máquina, a mulher deparou-se com o encerramento diário da autenticadora, carimbado e rubricado pelo seu supervisor. Fula da vida, virou-se para o vigia: "Veja só. Apesar de toda a dedicação, nunca estão contentes com o serviço da gente. Eu faço o que posso para limpar tudo, mas não sabia que era também para limpar as máquinas. Mas olhe, é minha obrigação sim, está tudo escrito aqui, e até assinado pelo chefe: limpeza total diária."
O resultado foi que, a partir daí, passamos a ter as máquinas mais limpas da cidade. Mas como a necessária ressalva: não era mais preciso deixar o recado por escrito. Ela sabia muito bem de sua obrigação. O que a faxineira não sabia nem desconfiava era que ali não havia nenhum recado. Mas a ficha-detalhe com os dizeres "limpeza de total diário."

- Narrativa publicada no Boletim (BIP) nº 202, em fevereiro de 1986. 

Fui bancária até 1995. Esqueci  este detalhe, quase por completo ... Hoje esse tempo voltou sem nostalgia.
Mas desejei ver a AABB movimentada com programas sociais e esportivos.Quem sabe  não será resgatada? A nossa cidade é carente de espaços  para a minha faixa etária. Gostamos do nosso "sanctum sagrado", mas, de vez em quando,é interessante ter uma opção  de entretenimento.

Sucesso ao Renato, seu atual presidente!

Nenhum comentário: