por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 11 de maio de 2011

O CRATO NÃO É MAIS A TERRA DA CULTURA- Wilton Dedê


Não somos mais a “TERRA DA CULTURA”.
Infelizmente podemos constatar que os nossos valores, hoje, são outros. Podemos nos despedir do Mestre Aldemir e do seu Reisado. Do Maneiro Pau, das Quadrilhas, das Bandas Cabaçais, dos nossos artesãos,etc.
Para uma grande parcela do povo do Crato (os que se dizem cultos), eles hoje representam o atraso. Atraso que só o povo sem cultura, aqueles da periferia, lá da zona rural, gosta. Será? Isso é verdade?
Eles estão confinados a minúsculos espaços na nossa cidade. Estão confinados ao gosto de uns poucos que teimam em não acompanhar a tão propagada MODERNIZAÇÃO.
Ouvi dizer que no Juazeiro o povo gosta. Tem até uma praça dedicada aos Mateus dos reisados, aos Bacamarteiros, aos Romeiros. Em Barbalha, a cultura, dita popular, já chegou às escolas. Será que eles são incultos??
Se assim for, o que dizer então do povo de Recife, com os seus Maracatus, com o frevo e os seus carnavais??. O que dizer do povo de Maranhão com o seu Boi Bumbá?? O que dizer das festas negras da Bahia?? E dos Guerreiros Alagoanos?? Seus reisados??
Vou além mar...O que dizer do Fado português? das danças Russas? do Kabuki Oriental? da dança do ventre? Não serão todos representantes culturais dos seus países??
Eles por aqui aportam como ATRAÇÕES INTERNACIONAIS...

Vivemos a era do eletrônico sim. Mas, isto é um motivo para a morte desses valores? O mundo todo vive essa dicotomia. Por quê em outros lugares as duas coisas convivem em paz? Será que todos são burros? Incultos?

Por quê será que a Europa manda buscar no Cariri a Banda Cabaçal dos Irmãos Anicetos?? Talvez por serem burros, iletrados, incultos.
Hoje é dia da Cultura. Mas... onde está a nossa cultura?? Onde andam os nossos fomentadores?? Onde andam os nossos músicos? Atores? Artistas plásticos?
A maior festa do Crato lhes nega espaço e se expõe aos “forrós eletrônicos”(se é que podemos chamar de forró). Os nossos valores são confinados a um minúsculo palco.
Que motivos tem os “papas” da expocrato para acharem que eles não tem direito ao Palco Principal?? A um espaço digno. Eles não representam a cultura da cidade??
Já vi shows que não deixaram a desejar. Ex-Dihelson, Lifanco, Abidoral, Cleivan, etc...
A nossa cidade é muito rica culturalmente. Temos músicos clássicos, grandes instrumentistas, poetas, atores, cantores, artistas populares aos montes, artistas plásticos, etc, etc, etc... Falta a valorização desses artistas. Falta-lhes espaços.
Pergunto novamente: Onde andam os nossos fomentadores??

ACOOOORDA CRAAATO. “ TERRA DA CULTUUUURAAAA”.


Wilton Dedê

Nenhum comentário: