por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 27 de abril de 2011

Marisa Gata Mansa




Marisa Vertullo Brandão, mais conhecida como Marisa Gata Mansa (Rio de Janeiro, em 27 de abril de 1933 — 10 de janeiro de 2003), foi uma cantora brasileira. Começou cantando jazz, como crooner de orquestra. Nos anos 50, graças à sua ligação com Dolores Duran e um namoro com João Gilberto, aproximou-se do movimento da bossa nova, gravando em seu primeiro 78 rotações, de 1953, uma música de João Gilberto e Russo do Pandeiro ("Você Esteve com Meu Bem"). Fez teatro em São Paulo nos anos 60 e, de volta ao Rio de Janeiro, trabalhou em boates e casas noturnas. Depois de um intervalo de quase 20 anos sem lançar um disco, gravou em 1997 o CD "Encontro com Antônio Maria", com músicas do compositor. Também homenageou a amiga Dolores em show. Entre seus maiores sucessos estão "Viagem" (João de Aquino/ P.C. Pinheiro), "Leva-me Contigo" (Dolores Duran), "Tudo Acabado" (J. Piedade/ Oswaldo Martins), "Leopardo" (Vital Lima) e "Caçador de Mim" (Luiz Carlos Sá/ Sérgio Magrão).
O apelido Gata Mansa ela recebeu do jornalista Djalma Sampaio por causa de seu jeito calmo de falar. Nascida numa família entusiasta da boa música, cresceu nesse ambiente que a incentivou a cantar. Foi casada com o compositor e pianista César Camargo Mariano, que compôs em sua homenagem a música Marisa, tema da cerimônia religiosa de seu casamento com o compositor. Uma trajetória marcada por um viés jazzístico, foi crooner do Golden Room do Copacabana Palace e substituindo Dolores Duran no bacará. Típica voz de bares noturnos, cantava no Beco das garrafas, ao lado de outros nomes da bossa nova.

viagem/musical

Nenhum comentário: