por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 30 de abril de 2011

DORIVAL CAYMMI- Por Norma Hauer


Foi no dia 30 de abril de 1914 que Dorival Caymmi nasceu.
Falar dele é repetir o que todos sabem, mais gostaria de lembrar seu começo na Rádio Mayrink Veiga, em 1939.
Carmen Miranda o conheceu cantando amadoristicamente e percebeu que ali havia um gênio. Levou-o à presença de César Ladeira (Diretor artístico da emissora) que o aprovou e, com ele, ela se apresentou naquela rádio cantando "O Que é Que a Baiana tem?" e "A Preta do Acarajé".
Dai para as gravações foi "um pulo".
Na emissora havia uma cantora lírica, de bonita voz, que se apresentava no "Teatro de Operetas", que, aos domingos, era levado ao ar no Programa Casé, com os cantores Cândido Botelho, Marcel Klass e a cantora Stela Maris, que Dorival conheceu em uma pequena temporada na Rádio Nacional .
Embora ele a conhecesse na Nacional, pode-se dizer que foi na Mayrink que o amor nasceu.
Bonita, bem apessoada, Dorival Caimmy por ela se apaixonou e aquele teatro perdeu sua maior estrela, que foi brilhar na casa de um baiano, deixando a Mayrink "na mão" mas iluminando a casa de Caymmi, dando origem a mais três estrelas:Nana, Dori e Danilo.

Dorival Caimmy faleceu em 16 de agosto de 2008, aos 94 anos. 

Norma

Um comentário:

por um momento parei de ser .. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.