por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 11 de março de 2011

TELMA BRILHANTE - ENTREVISTA



Dados biobibliográficos:

TELMA BRILHANTE (Telma de Figueiredo Brilhante) nasceu em Crato (CE), residindo atualmente em Recife desde 1966. Professora aposentada pelo Estado de Pernambuco. Formação acadêmica: Letras, com Especialização em Literatura Brasileira e Língua Portuguesa. (UFPE)

Livros publicados. Contos Chão (contos), Reescrevendo Contos de Fada (co-autora), Aflição de Pássaro, (contos) Magia do Instante (crônicas), Crepúsculo das Coisas, (contos); (Sendas do Oriente (haicais).
Participou, juntamente com outros escritores, da organização das seguintes antologias: O Planeta feito Quintal e Paisagens da Memória (este último será lançado ainda este ano, em Julho.)

Co-autora nas seguintes obras: José de Figueiredo Brito, Luta e Trajetória, em parceria com Heitor Bezerra de Brito; Reescrevendo Contos de Fada; Entrelaços; Cartas das 11 Mulheres.

Na área infantil:
Destino do Planeta Terra, Arabela e o Camaleão e O Pequeno Pescador.

Participações:
Panorâmica do Conto Pernambucano, organizada por Antônio Campos e Cyl Gallindo; a trilogia Retratos, A Poesia Feminina Contemporânea em Pernambuco; Vozes – A Crônica Feminina Contemporânea em Pernambuco e Olhares – O Conto Feminino Contemporâneo em Pernambuco organizada por Laura Areias e Elizabete Siqueira, Os rios e seus poetas, organizado por Lourdes Nicácio. E em diversas outras antologias.

É membro da União Brasileira de Escritores, onde é diretora do Núcleo de Literatura Infanto-Juvenil Elita Ferreira, da Academia de Letras e Artes do Nordeste (ALANE) e do Instituto Cultural do Cariri/ ICC. (Crato/CE.)

ENTREVISTA

SELMO VASCONCELLOS - Quais as suas atividades, além de escrever?

TELMA BRILHANTE – Sou membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste-PE (cad. N. 07), da União Brasileira de Escritores (diretora do Núcleo de Literatura Infanto Juvenil Elita Ferreira), e do Instituto Cultural do Cariri/CE (Cad. N. 12). São instituições literárias bastante dinâmicas.
Atualmente faço parte, juntamente com os escritores Lourdes Nicácio e Carlos Cavalcanti, da organização da antologia em prosa e verso, Paisagens da Memória, que será lançada no final de julho próximo. No ano passado organizamos O Planeta feito Quintal, cujo tema foi sobre o meio-ambiente.

SELMO VASCONCELLOS -- Como surgiu seu interesse literário?

TELMA BRILHANTE - Na infância, com a leitura de livros de contos de fada e dos de Monteiro Lobato, que me encantaram. Após os treze anos, autores como A. J. Cronin, os clássicos da literatura universal em quadrinhos da coleção Edição Maravilhosa. Nesta fase, embrenhei-me também pelo mundo ficcional de autores nordestinos, os clássicos José de Alencar, Raquel de Queiroz, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Jorge Amado. Autores de outras regiões como Érico Veríssimo, Guimarães Rosa, autores russos, franceses. Na poesia, os poetas Olavo Bilac, Olegário Mariano, Vicente de Carvalho, Castro Alves, Carlos Drumond de Andrade, Pablo Neruda, Jorge Luis Borges. E outros mais. Enfim, um verdadeiro ecletismo de obras literárias. Foi esta a fase mais produtiva de minha vida.

SELMO VASCONCELLOS - Quantos e quais os seus livros publicados dentro e fora do País?

TELMA BRILHANTE - Em prosa: . Crônicas Magia do Instante.
. Contos: Contos Chão, Aflição de Pássaro, Crepúsculo das Coisas.
- Em poesia: Sendas do Oriente – haicais. No prelo, Alma Sitiada. (poesias)
. Literatura infanto juvenil: Destino do Planeta Terra, Pequeno Pescador, Arabela e o Camaleão.
- Em co-autoria: José de Figueiredo Brito, Luta e Trajetória; Reescrevendo Contos de Fada; e Entrelaços.
. Fora do país, a participação na revista Francachela, da Argentina, com um texto em prosa poética.
Participei de muitas antologias, em prosa e poesia.

SELMO VASCONCELLOS - Qual(is) impacto(s) que propicia(m) atmosfera capaz de produzir poesia?

TELMA BRILHANTE - Instantes flagrados que mexem com o sentimento, com a emoção. A apreciação do belo nas pequenas coisas em volta de nós. A Natureza em seu esplendor, apesar dos maltratos e da incompreensão dos homens para com a sua preservação. A leitura de bons poetas. Tudo serve de estímulo para a criação literária. Depende da sensibilidade de cada um para captar este momento e transformá-lo em poesia.

SELMO VASCONCELLOS - Quais os escritores que você admira?

TELMA BRILHANTE – Alguns já mencionei. Outros: Mário Vargas lhosa, Simone de Beauvoir, Rosa Montero, Julio Cortazar... ah, são tantos. Impossível enumerá-los todos.

SELMO VASCONCELLOS - Qual a mensagem de incentivo aos novos poetas?

TELMA BRILHANTE - Que o mundo é fascinante, é um livro aberto onde todos terão vez de registrar a caminhada de cada um, seja com a voz da poesia ou da prosa. A poesia será sempre a bandeira da Paz e do Amor.

Nenhum comentário: