por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 26 de março de 2011

Luz apagada para ajudar a Terra-Por Rosemary Borges Xavier

Neste sábado, quem passar pelo Centro do Recife entre as 20h30 e 21h30, do dia de hoje: 26/03/2011, verá as luzes apagadas no prédio da prefeitura e na Ponte Duarte Coelho, que liga as Avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes. É o que promete a Secretaria de Meio Ambiente, que aderiu à Hora do Planeta, campanha mundial para a conscientização das pessoas em favor do uso racional de energia elétrica.
A assessora técnica da secretaria, Ana Cláudia Lapa, enfatiza que o objetivo do ato não é economizar energia. “A ideia é levar as pessoas à reflexão. Queremos que o cidadão, ao ver as luzes apagadas, pense no que está fazendo contra o desperdício na sua casa ou no local de trabalho. Cada um deve pensar se está respeitando o meio ambiente e se tem contribuído para a preservação da natureza”, esclarece a engenheira. Esta será a segunda vez que a Prefeitura do Recife integrará a ação global.
O ato simbólico é promovido pela Fundação Mundial para a Vida Silvestre (WWF, na sigla em inglês). A ONG convoca governos, empresas e a população a refletirem sobre o aquecimento global. Em 2010, mais de um bilhão de pessoas, em 4.616 cidades de 128 países, participaram do movimento, apagando as luzes durante 60 minutos.
Em Gravatá, no Agreste do Estado, alunos da Escola Cônego Eugênio Vilanova não se limitarão a pedir aos pais para apagar as luzes no horário previsto. Eles também farão panfletagem hoje, no semáforo do Banco do Brasil. Os estudantes distribuirão panfletos informativos sobre a Hora do Planeta para incentivar os moradores da cidade a participar da ação.
No Brasil, dezenas de cidades vão aderir este ano, além do Recife. Entre elas estão Aracaju (SE), Campo Grande (MS), Canela (RS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Natal (RN), Osasco (SP), Ouro Preto (MG), Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Santo André (SP), São Paulo (SP), Uberlândia (MG) e Vitória (ES).
Segundo levantamento da WWF-Brasil, mais de 50 cidades já confirmaram participação. A capital do Rio de Janeiro será a cidade âncora do movimento, com evento aberto ao público nos Arcos da Lapa, sob o patrocínio do Banco do Brasil, da Coca-Cola Brasil e da TIM.
No mundo, mais de mil organizações, entre empresas, ONGs e escolas, também já aderiram. No mundo, as manifestações da Hora do Planeta começam na madrugada de sábado, na Oceania.

Publicado em 25.03.2011, no Jornal do Commercio.  No Blog : Ciência e Meio Ambiente, editora:Verônica Falcão.

2 comentários:

Liduina Belchior disse...

Rose, valeu por esta importante informação.
Saudades de você, menina!!!! Te adoruuuu...
Bjos: Liduina.

Rosemary Borges Xavier disse...

Lidu,
Lembrei de ti, pois está havendo uma exposição de orquídeas no Parque da Jaqueira, termina dia 04/04/11.

Beijos, estou te aguardando por aqui.

Rose