por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 16 de março de 2015

As últimas escaramuças de Malvino Dié

Malvino Dié não podia ser considerado um típico  modelo de militar reformado. Calmo, tranquilo, pouco dado a arroubos e explosões, quase nunca se postando como senhor único da verdade, ele demonstrava ter convivido mais em mesquitas do  que em casernas. O quartel também não o modelara como um direitista convicto destes que defendem a pena de morte, que acreditam que bandido bom só se encontra nos campos santos, que comunista  é praga que existe em tudo quanto é biboca. Dié fazia parte de uma raríssima espécie de milicos com pensamento francamente esquerdista, renegava os Anos de Chumbo e tinha o Capitão Lamarca como seu ídolo maior. Sabiam muitos que tinha sido heroi de guerra, ex-combatente enfrentara nazistas e fascistas com um denodo infernal. Ali foi carregando não um patriotismo barato e imediatista, sabia que estava ajudando não ao seu país, mas livrando a humanidade de suas ervas daninhas. Mesmo assim, Major Malvino não contava vantagem, nem falava nunca  do alto dos seus galões e da sua patente. Talvez, por isso mesmo, fosse muito querido e respeitado em toda Matozinho.
                                   Após a aposentadoria, Dié resolveu retornar à sua terra. Rodara quase todo o Brasil no exercício da profissão. Cansara de tanto arrumar mala e decidiu terminar o sonho no mesmo lugar onde um dia o começou.  Para ajudar o tempo passar e , para não enferrujar definitivamente a garrucha, passou a ensinar Educação Física no Ginásio Espiridião Carqueja e a fazer frequentes corridas solitárias como fundista. Mesmo já adentrando os oitenta, costumava vencer garotos imberbes e viris,  nas competições.  Tudo isso fazia de Malvino um personagem  mítico na vila e, antes de tudo, uma espécie de conselheiro oficial de Matozinho. Quase todos admiravam sua educação, sua fineza de trato, seu passado glorioso e, também, sua franqueza incisiva e carrascante. Apesar da tranquilidade , da calma, Dié não tinha meias palavras : elas saíam lentamente da sua boca, mas com força de bala dum-dum.
                                   Eram muitas e muitas as histórias em Matozinho onde o Major fora chamado a dar sua opinião e o fizera com sapiência, encerrando ali discussões que se prolongavam às vezes por dias e meses. Consta nos anais da vila que, diante da crescente violência dos dias modernos, discutia-se, na praça, sobre as causas maiores desta realidade. Alguns teimavam que as religiões eram o maior motor das guerras, outros imputavam a violência às difíceis condições econômicas de boa parte da população, outros à pouca efetividade da polícia e da justiça. Dié  ia chegando na praça da matriz quando alguém da conferência em que se discutia esse assunto resolveu passar a pergunta ao Major:
                                   --- Major, se má pregunto, quais são as coisas nesse mundo que, na sua opinião,  mais terminam em  crimes, arranca-rabos  e confusões ?
                                   Malvino sem pestanejou:
                                   --- Dinheiro, rola, cu e priquito !
                                   Alguns dias atrás, Cunegundes Chinxorro, um antigo delegado de Matozinho, resolveu pedir a opinião do nosso Ouvidor Geral, sobre um problema que estava vivendo. Enviuvara há uns dois anos, vivia sozinho, com os filhos todos em São Paulo. Arranjara, ultimamente, uma noiva bem mais nova , comentava-se , à sorrelfa, que a paixão da mocinha tinha  menos a ver com Motel e mais com  Pensão. O certo é que o velho delegado criara alma nova, andava escamurçando , vestindo roupa da moda, pintando o bigode e o cabelo e , segundo se comentava, virara um nobre : tinha sangue azul de tanto tomar umas pílulas de botica que ressuscitavam até defunto mal cheiroso. O certo é que pessoas mais próximas alertaram Cunegundes do possível golpe, mas  ele, que já rejuvenescera mais de trinta anos, desde que conhecera a moça, não quis acreditar naquelas potocas. Estavam é com inveja do capim novo que o velho pangaré conseguira. De qualquer maneira, pelo sim-pelo-não , teve a ideia de consultar o amigo  Malvino, antigo colega do Tiro de Guerra. Procurou-o em casa e o pôs a par da situação e pediu seu sincero parecer sobre o caso. Como  sempre, Dié foi bastante objetivo:
                                   --- Cunegundes, quantos anos o amigo tem ?
                                   --- Interei 84 , mês passado ! Nós somos contemporâneos, Malvino !
                                   --- E a noiva, meu amigo ? Quantas primaveras já viu ?
                                   --- Dezesseis ! É uma florzinha de jasmim, meu amigo ! uma lindeza !
                                   Dié, então, pensou um pouco, olhos fixos na parede e fechou o relatório:
                                   --- Não vai dá certo , não ! Você, Cunegundes, vai botar um motor de uma Ferrari Fórmula I, num  Ford Bigode 1921 ! Vai ser caco de peça pra tudo quanto é lado, meu amigo !
                                   Cunegundes, meio desolado, tentou argumentar de lá. Tinha oitenta e quatro, mas não estava de se jogar às traças. Ainda estava bem conservado, não se trocava por um menino de quinze anos . Fora criado com cuscuz e caldo de mocotó e não com galinha de granja, como esses frangotes de hoje em dia. E por aí vai. O Conselheiro, por fim, pôs ponto final à discussão com uma de suas parábolas usuais:
                                   ---  Você é que sabe, Cunegundes ! A testa é sua ! Mas ,depois,  não diga que não avisei ! Ela dezesseis e você oitenta e quatro, sabe o que é isso , meu amigo ? Orelha de boi ! Orelha de boi !
                                   Chinxorro, com cara de menino abestalhado tentando entender a Teoria da Relatividade, mostrou-se confuso :
                                   --- Orelha de Boi ? Qué que isso qué dizer Malvino ?
                                   --- Você tá muito mais perto do chifre do que da virilha dela , entendeu , seu Cunegundes ?

J. Flávio Vieira


Crato, 16/03/2015

Nenhum comentário: