por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 1 de fevereiro de 2015

On the Avenue - terceiro capítulo - José do Vale Pinheiro Feitosa

Filme musical On the Avenue, de 1937, com músicas de Irving Berlin. Segundo o enredo do filme em continuação: o ator Gary Blake termina a noite memorável junto à milionária Mimi Carraway diante da mansão da família dela, com os dois cochilando, abraçados, na pequena carruagem nova iorquina. São acordados pelo cocheiro que nesta altura recebe como pagamento o casaco de inverno do ator e a gorjeta de um cachecol elegantíssimo.

Gary e Mimi estão apaixonados. No dia seguinte a sala e a biblioteca da mansão estão cheias de buquês de flores. Cada qual maior que o outro e com cartões apaixonados de Gary Blake. A distância entre os dois é insuportável e eles desejam que o tempo, até o reencontro, seja subtraído. Gary numa exaltação do amor, promete a Mimi que modificará o esquete com a família dela. A direção do teatro não aceitou a exclusão inteira, mas ele não deixará nada que seja ofensivo à dignidade familiar.

Promessa feita. Gary Blake, com mãos à obra, segue modificando o esquete. Onde ele faz isso? Dentro do salão do teatro. Rodeado de atores, produtores, roteiristas, ele se senta à mesa, com uma garrafa de coca-cola do lado, um pacote de batatas, concentrado, modificando o texto. Ao lado, junto ao pianista que a acompanha, Mona Merrick, a atriz que contracena com Gary, que é apaixonada por ele, canta uma canção de amor.

A canção é esta: This Year´s Kisses:

This Year´s Kisses - Alice Faye

Este ano a safra de beijos
Não parece tão doce para mim
Este ano a colheita é de perdas
São beijos de segunda mão.

Este ano um novo romance
Não parece ter uma chance
Mesmo ajudada pela lua cheia no alto
Este ano a safra de beijos não é para mim
Por que eu ainda sou roupa do ano passado.

Esta canção superou, como outras do filme, a sua trilha sonora e foi gravada por um número grande de cantoras e até por Benny Godman que segue abaixo:

This Year´s Kisses - Benny Goodman e Margaret McCrae

E, também, por Billie Holiday, agora num ritmo bem compassado e pronunciando as palavras com muita clareza:

This Year´s Kisses - Billie Holiday

Após terminar a sua canção, Mona Merrick (Alice Faye), se volta para Gary na sua tarefa concentrada de “amenizar” o esquete com a família e a própria Mimi. Mona expressa seu rosto de ciúme ao saber o que Gary faz. Os produtores se queixam que a esquete é o principal sucesso do espetáculo. Gary faz uma argumentação pouco sustentada, um tanto, "é assim que tem de ser".

A família de Mimi, agora com a tia dela de companhia, vem ao espetáculo. De cara Gary que imita o pai da Mimi, já não entra puxando um barquinho de brinquedo como da outra vez. Em seguida seria a entrada do personagem de Mimi, encenado por Mona, não deveria entrar mais com os cães como da noite anterior. Mas aí é que vem a traição e Mona entra com uma vara de porcos descendo o cenário do que seria a escada da mansão.

Mimi indignada. A família toda se retira. A esquete ficou muito mais ofensiva. Vão para o carro. Gary desesperado, surpreso com as “pioras” introduzidas por Mona, ainda tenta chegar à família mas eles já estão saindo e Mimi se recusa a olhar para ele.

Gary é chamado de volta ao espetáculo e então vai ao palco para uma performance com esta belíssima canção “I´ve Got My Love to Keep me Warm”. Olhem só como a canção tem um swing todo especial. Aqui Gary repete os clássicos passos dos anos 20 e 30 na coreografia americana. Olhem Gary cobrando Mona pelo que ela fez. 



A neve está nevando,
O vento está ventando
Mas posso resistir à tempestade!
Que me importa o quanto ela pode esfriar?
Eu tenho o meu amor para me manter aquecido.

Não me lembro de um dezembro pior
Basta ver esses pingentes de gelo!
O que me importam pingentes de gelo?
Eu tenho o meu amor para me manter aquecido.

Retiro meu sobretudo, puxo minhas luvas
Eu não preciso de sobretudo, estou queimando de amor!
Meu coração está pegando fogo, a chama aumenta
Então eu vou resistir à tempestade!
Que me importa o quanto ela pode esfriar?
Eu tenho o meu amor para me manter aquecido.

(Instrumental)

Retiro meu sobretudo, puxo minhas luvas
Eu não preciso de sobretudo, estou queimando de amor!
Meu coração está pegando fogo, a chama aumenta
Então eu vou resistir à tempestade!
Que me importa o quanto ela pode esfriar?
Eu tenho o meu amor para me manter aquecido. 

Como depois, Roberto e Erasmo Carlos vão lembrar de se aquecer, só que mandando o resto para o inferno.

Got My Love To Keep me Warm, fez um grande sucesso e muita gente pelo mundo a gravou. Desde Frank Sinatra, passando por Dean Martin, passando por Rosemary Clooney, Kay Starr, Billie Holiday, Ella Fitzgerald e chegando ao roqueiro inglês Rod Stewart.

Vamos escolher esta versão de Les Brown and his Orchestar, com um arranjo dançante, aquela coisa do ritmo da dança que tantos se criaram, como Charleston e tantos outros. Este é o grande ritmo do período entre a grande guerra e o imediato pós. 

I´ve Got My Love to Keep me Warm - Les Browm and His Orchetar.

Esta versão de Ella Fitzgerald que tem um arranjo clássico do jazz das grandes orquestras.

I´ve Got My Love to Keep me Warm - Ella Fitzgerald


E mais esta de Kay Starr - noutro ritmo, noutro molho do jazz, com a cantora brincando com as frases musicais. Quase improvisando como os instrumentos no jazz. 


Não perca. Aqui nesta tela. Amanhã. O último capítulo de On the Avenue. 

2 comentários:

socorro moreira disse...

This Year´s Kisses - Billie Holiday- Demais!

Aguardamos o quarto capítulo!


socorro moreira disse...

Contribuição valiosa, meu senhor!