por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 29 de setembro de 2013

“Xadrez” versus “Política” – José Nilton Mariano Saraiva

Atentem: independentemente do escopo programático-ideológico, não há qualquer escrúpulo do clã Ferreira Gomes em aderir a uma nova agremiação partidária, conquanto seus interesses sejam contemplados.

E aí vige a estratégia adotada por um experimentado jogador de xadrez: fria, calculista, amadurecida e, enfim, executada com determinação, a jogada da vez será sempre feita objetivando o ganho futuro (até mesmo no longo prazo), mesmo que momentaneamente seja necessário abdicar de, ou sacrificar algum “peão’.

Ainda agora, o governador do Estado e todo o seu séquito de vereadores, baba-ovos, prefeitos, puxa-sacos, deputados, áulicos, auxiliares e cães-de-guarda (fala-se em mais de 500 seguidores), tão “arribando” e, conseqüentemente, detonando o PSB, teoricamente por conta da decisão da cúpula do partido em lançar candidato próprio à Presidência da República (no próximo ano), contrastando com a intenção dos Ferreira Gomes em não participar da disputa e apoiar a atual presidenta Dilma Rousseff.

Se fosse só por isso, digno de encômios e merecedor de aplausos seria tal posicionamento. No entanto, trata-se de puro jogo de cena. Perfumaria barata... de quinta categoria. Pois, basta um “passar d’olhos” pelo histórico dos Ferreira Gomes pra se constatar  que seu  modus operandi é visceralmente contrário a todo e qualquer ato em que esteja em jogo o valor “lealdade” (e o ex-amigo Tasso Jereissati tá aí mesmo, “vivinho da silva”, como um fantasmagórico arquivo ambulante, a fim de  comprovar isso). 
 
A verdade é que os Ferreira Gomes irão aonde o poder estiver, mesmo que tenham que se sujeitar, temporariamente, a procurar abrigo num partido nanico (o tal Pros, por exemplo), mas que da base de sustentação do governo.

Que, aliás, provavelmente já deve ter sido preventivamente cobrado no tocante à divisão do bolo, lá na frente, tendo em vista a perspectiva real de Dilma Rousseff emplacar um segundo mandato (e o incrível é que o próprio PT, que os Ferreira Gomes sempre abominaram, já que um “reduto de imprestáveis”, também teria sido sondado para abrigá-los).

Fato é que, no dia-a-dia aqui da província (Estado do Ceará), Ciro Gomes já tomou de conta do governo do irmão Cid: primeiro, dando “pitacos” na área de Segurança, onde não foi bem sucedido; agora, ao exigir e conseguir a Secretaria de Saúde do Estado. E já encostou a Secretário da Fazenda na parede, ao anunciar que precisará de muito, muito dinheiro para resolver as pendengas da área. Alguém tem alguma dúvida que conseguirá ??? (de uma só “raquetada”, e ninguém sabe a que custo, já foram “compradas” vagas na rede hospitalar privada, a fim de acabar com o tal “piscinão” do Hospital Geral de Fortaleza, cujo prazo de validade de 90 dias foi estipulado pelo próprio). Por qual razão tal grana não foi disponibilizada para que o Secretário anterior resolvesse o problema, tai a incógnita.

Se conseguir fazer um bom trabalho, Ciro Gomes viabilizar-se-á para, lá na frente, com a provável reeleição da presidenta, aí sim, cobrar a conta pela “lealdade” de agora, exigindo o Ministério da Saúde, seu objeto de desejo de há muito (já tentou duas vezes e foi rejeitado).


Alguém quer pagar pra ver ???

Nenhum comentário: