por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 6 de agosto de 2013

"Duelo de titãs" - José Nilton Mariano Saraiva

Quem conhece um pouco da história política do Estado do Ceará sabe que o “padrinho-político” de toda a família Ferreira Gomes foi o então Governador do Estado, senhor Tasso Jereissati. Primeiro, ao indicar como seu líder na Assembléia Legislativa o então desconhecido deputado Ciro Gomes; depois, ao bancá-lo e dar-lhe todo o apoio para tornar-se prefeito de Fortaleza e, posteriormente, Governador do Estado; mais à frente, seu respaldo foi decisivo para que o protegido virasse Ministro de Estado.
Pois bem, na carona de Ciro, vieram a própria mulher, a improdutiva Patrícia Gomes (que chegou ao Senado Federal), e os irmãos Ivo Gomes (deputado estadual) e Cid Gomes (atual Governador do Estado). Nada mais natural, portanto, que quando da tentativa de reeleger-se para o Senado Federal, o “padrinho” contasse com o apoio incondicional dos “afilhados”, já que a batalha se lhe apresentava como das mais árduas. E aí, a grande decepção, uma das maiores traições já verificadas na política: o bandear-se do Governador do Estado e irmãos foi decisivo para que um simplório bancário-sindicalista (José Pimentel) enfrentasse e vencesse o então todo poderoso senador Tasso Jereissati que, profundamente decepcionado com a ingratidão (dizem que chegou às lágrimas), resolveu abandonar a vida pública.   

Mas, como nada melhor que um dia atrás do outro com uma noite no meio, eis que, na atual conjuntura, segundo pesquisa do Ibope (se bem que ainda faltando mais de um ano para a eleição), o “padrinho” saiu na frente dos demais candidatos, inclusive o bancado pelos “afilhados”, na corrida para a governança estadual. E aí pintou a dúvida: será que, rancoroso e vingativo como o é, mas estimulado pelas pesquisas, o senhor Tasso Jereissati voltará ao batente na tentativa de vingar-se da traição dos Ferreira Gomes, naquele que poderia ser catalogado como um verdadeiro “duelo de titãs” ??? 

Nenhum comentário: