por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Deixa Falar - José do Vale Pinheiro Feitosa



A terceira Copa do Mundo aconteceu no ano de 1938 e foi na França. Dezesseis países participaram da Copa com a participação de 36 seleções durante as eliminatórias. Foi uma Copa no portal da Segunda Grande Guerra, que começaria um pouco mais de ano após.   

Hitler já fazendo das deles, retirou a Áustria que tinha se classificado e por conta da anexação do país levou a Seleção Alemã para jogar.

Pela primeira vez o Brasil entrou numa copa de modo organizado, tendo superado as grandes divergências entre Rio e São Paulo de modo que a seleção era uma apanhado nacional, mas claro dos grandes clubes das duas cidades. Por isso a nossa seleção estava cotada entre as quatro principais seleções do mundo junto com a Itália, Hungria e a Tchecoslováquia.

Ali o Brasil apareceu com um dos primeiros ídolos de suas participações nos mundiais. Era o chamado Diamante Negro, o grande Leônidas que no jogo contra Itália estava contundido e foi acusado de ter entregue o jogo.  Mesmo assim Leônidas foi o artilheiro do campeonato.

O Brasil jogou duas vezes contra a Tchecoslováquia, uma deu empate e noutra ganhou e é esta partida que é cantada por Carmem Miranda aqui neste samba de Nelson Petersen com a voz de Ary Barroso narrando a partida de brincadeira.

A Itália derrotou o Brasil e depois sagrou-se campeã num jogo contra a Hungria que teve uma das maiores seleções dos Mundiais.

A outra lembrança é que no dia de hoje, em 1955, morria em Hollywood a cantora e atriz Carmem Miranda.


Nenhum comentário: