por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 16 de agosto de 2013

D. RUTE BARRETO - por Joaquim Pinheiro


Algumas pessoas são tão boas e influenciam positivamente tanta gente que deveriam ser fisicamente eternas ou pelo menos ter seu tempo de vida dobrado.  Foi o pensamento que me ocorreu quando tomei conhecimento da morte de D. Ruth Barreto.
Conheci D. Ruth depois da dura batalha do exame de admissão, “vestibular” exigido dos alunos que concluíam o primário (hoje ensino básico) para ingressar no curso ginasial (atual curso fundamental).  Primeira surpresa na aula de Matemática:  o titular era uma mulher, D. Ruth.  Na minha mente de 11 anos achava que era assunto para homens, apesar de que o melhor estudante  na matéria, que conheci em todo curso primário, fosse uma menina, Socorro Moreira. Segunda surpresa:  a mestra era “show de bola”, usava método tão eficiente e didática tão boa que parecia não haver mistério nos números.  Também ensinou História, com a mesma competência da outra cadeira. Acho que não por coincidência estas eram minhas matérias preferidas.
Certa vez ela levou um livro de História para a sala. Fiquei interessado pela obra e passei dias “bolando” uma forma de abordá-la. Queria simplesmente saber o nome, o autor e onde comprar, pois queria passar as informações para meu pai.  Com poucas palavras ela reduziu minha insegurança a pó, dizendo que ficasse à vontade, pois era minha prima próxima. Confesso que me achei o máximo sendo parente de pessoa tão importante.

Ser aluno de dona Ruth foi significativo para todos aqueles que tiveram o privilégio de estudar no Colégio São Bosco, em Crato. Para mim foram cinco anos de lições de civismo, educação, boa convivência, equilíbrio e exemplo, úteis para a vida toda.

Um comentário:

socorro moreira disse...

Que lindo depoimento!
Tão verdadeiro!
Eu descobri que você era muito melhor do que eu, no primeiro ano científico, quando mostrou incrível facilidade em Física, a despeito da minha dificuldade.Hoje, considero vc uma das pessoas mais bem informadas que eu conheço.
_Minha admiração, Joaquim!
Dona Rute marcou as nossas vidas.Será uma presença doce e saudosa, enquanto vivermos.
Abrace nossa estrelinha.