por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 16 de dezembro de 2012

Atos de Ofício com Vestimenta de Atos Falhos - José do Vale Pinheiro Feitosa


Quem escreve com frequência e é lido, tem alguns defeitos: fazer frases que mudam o sentido do que desejaria dizer, além dos atos falhos, ou frases mal construídas que levam o leitor, com razão, a concluir exatamente ao contrário do que ele queria dizer. Hoje o papa Bento XVI é autor de uma frase extremamente infeliz uma vez dita a uma multidão de fieis, se é que o erro não tenha sido da tradução. Vamos à frase: “fiquei profundamente entristecido pela violência sem sentido de sexta-feira, em Newtown, Connecticut.”

Então para o espírito cristão, que se acredita seja a Igreja Católica, é aceita a violência? Se é que existe violência sem sentido, alguma com sentido há de ter. Historicamente a nossa tendência é concluir que o Papa não tenha errado em sua frase, afinal a Igreja sempre aceitou a violência e até mesmo a praticou institucionalmente.

Meio bilhão de reais (R$ 518,6 milhões). Algo como 6% do gasto total com os dois braços da transposição do São Francisco e toda a infraestrutura desta transposição. Esse meio bilhão é quase a mesma coisa dos R$ 676 milhões de recursos extras para combate à seca nos municípios, aprovado recentemente pelo Senado com a Medida Provisória 583. Esse meio bilhão foi gasto no hoje inaugurado Castelão.

Desenvolver é criar infraestrutura e abrir oportunidades econômicas. Diante da soma gasta temos dois problemas centrais. Numa vulnerabilidade de seca como é o nordeste a prioridade é essa mesmo? E quais as oportunidades econômicas abertas com o novo Castelão? A resposta à segunda pergunta ajuda a argumentar sobre a primeira, uma vez que mesmo que gere oportunidades, continua em questão o quanto a subtração desses recursos subtraem oportunidades de proteção das cidades em situação de seca.    
  


Nenhum comentário: