por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Porque hoje é segunda feira - José do Vale Pinheiro Feitosa


Hoje, segunda feira, 12 de novembro de 2012, o horário de verão disparado uma hora na frente doutra parte do Brasil, já cruzou o ponteiro no ponto das 19h30min. A panela da história, penso, já não coze em fogo brando. Uma onda de suicídio atravessou os moinhos de La Mancha em crise de dívida familiar. Os despejos determinados pela “justiça” em atenção aos bancos credores jogaram nas ruas os devedores e suas dívida. Os bancos, diante dos fatos tenebrosos, teriam recuado. Não se sabe se por amor humano consumido pelo susto da péssima imagem e se apenas por não ter o quê fazer com os cômodos despejados. Não tem quem os compre.

Samba de Verão - com Marcus Valle e composição dele mesmo. 
Para lembrar do horário e que as moças da Barbalha eram um azougue para mover-se nas estradas esburacados pelos flertes negados na Siqueira Campos

A internet e seus meios de participação como blogs e redes sociais promoveram um sobrenadante fétido de egos inflados, dotados de um ódio cego, uma diarreia de adjetivos e as piores práticas de confrontar ideias. Para esse sobrenadante o debate é algo como o muro de Berlim: quem atravessar é abatido. Agora, se acompanharam a notícia, o tal Diário de Classe de duas alunas de Florianópolis denunciando sua escola, já se tornou um caso de sobrenadante usado pela mídia formal e uma récua de acompanhantes sobe as íngremes ladeiras da Serra do Mar carregando a mercadoria do fascismo redivivo.  

O Caderno - Chico Buarque e composição de Toquinho e Vinícius de Moraes. Para lembrar os cadernos que são o evoluir da vida e não o dedo que aponta, julga e condena. 


O Oriente Médio vai em sua marcha célere para o conflito amplo onde se pode esperar um grande sangramento da história, não apenas local, mas mundial. Israel está mandando mísseis em direção à fronteira da Síria. A Turquia já fez o mesmo e os dois, nesse sentido, voltam a se aproximar. Israel, talvez fortalecido regionalmente, prepara um grande ataque à Faixa de Gaza. Pelo menos é que os observadores entendem dos recentes ataques.

Hava Naguila - canção folclórica hebraica, inspirada no folclore ucraniano e anterior ao Estado de Israel e muito antes da política agressiva de sua direita política e que tomaram as bandeiras territoriais do povo judeu que dizia alegremo-nos, cantemos, cantemos e sejamos felizes, despertai, despertai irmãos, despertais e fiquemos contentes.  

A Política Externa Americana e Europeia em relação a Cuba continua o mesmo bloqueio para asfixiar um povo e um governo. A Anistia Internacional acaba de publicar uma listagem imensa de violações aos direitos humanos em dezenas de países europeus, incluindo Alemanha, França, Inglaterra, Itália só para falar da face lustrosa da hipocrisia ocidental. O curioso é que nenhuma violação foi denunciada contra Cuba. Mas o bloqueio continua. Quando falarmos da violência dos nazistas alemães não nos esqueçam dos crimes coloniais de França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Portugal, Espanha e assim a nata criminosa continua a listagem para não cansá-los.

Canción con Todos - Mercedes de Sosa e composição dos argentino Armando Tejáda Gomez e Cesar Isella. Foi composta em 1969, dois anos após a morte de Guevara e fala da união dos países da América Latina assolados por elites truculentas sob a guarda do Império Americano. A canção foi tema da Rádio Havana durante onze anos. 

Veneza inunda-se. Nosso coração latino, renascentista, republicano fica encharcado de mágoas. Não apenas pelos seus canais, afinal eles são as bordas dos lindos edifícios que os contém, mas, sobretudo, por esta vontade de ter a perenidade que se sobressai até mesmo ao descascar do reboco dos seus edifícios e das águas que tomam a Praça de São Marcos. Veneza é o que a vida é: um edifício para significar a existência e um horizonte para fugir da Laguna, pela risca do horizonte, navegando pelas águas do Adriático em busca do Oriente e do Extremo Oriente.  

Que c´est triste venice - Charles Aznavour e composição dele mesmo

Os três principais executivos da BBC de Londres, incluindo o Diretor Geral,  tiveram que deixar os cargos que ocupavam. A razão é bem uma lição ampla de democracia e civilidade. A BBC lançou uma acusação de abuso sexual infantil contra um político inglês. Esta se mostrou mal apurada, irreal, mas mesmo assim a matéria foi divulgada.  Só que era uma falsa acusação e o pau que dar em Francisca também bate nas costas de Chico.  
  

Nenhum comentário: