por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

LAMPIÃO E A INDÚSTRIA LINARD


 
 
Há algum tempo, não lembro quando, Zé do Vale pediu informações sobre a origem dos Linards de Missão Velha. Para ser sincero, não recordo se foi e-mail dirigido a mim ou via postagem no Azul Sonhado.  Fiquei devendo o esclarecimento ao primo, grande amigo de infância.
Pois bem, lendo “O Incrível Mundo do Cangaço”, Volume 1, de Antônio Vilela de Souza, Editora Bagaço, 5ª edição, encontrei, na página 138, a seguinte história:
Em 1932, Lampião recebeu um lote de armas vindas da França e da Inglaterra, tinha urgência em usá-las. Para tal, procurou o engenheiro francês, Antônio Linard, residente em Missão Velha, Ceará.Linard foi até onde o bando estava e em pouco tempo deixou as armas prontas.
Lampião perguntou quanto custara o trabalho. “Não é nada”, disse o engenheiro. Lampião tirou o chapéu e fez uma cata entre os cangaceiros, dando um monte de dinheiro. Lampião perguntou se ele tinha algum sonho. Meu pai lhe disse que há 4 anos estava comendo uma vez por dia para economizar e realizar o seu desejo, contou o filho de Antônio e diretor da Indústria Linard.  Lampião realizou o sonho de Antônio Linard, dando-lhe um torno mecânico de fabricação italiana, que funciona até hoje. A indústria Linard  conta com 100 empregados e distribui máquinas pesadas por todo o Brasil.

3 comentários:

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Joaquim (a quem chamo Quincas, o avô paterno dele era Seu Quinco)já de cara derruba um erro de informação que eu tinha. Imaginava que os Linard eram italianos e não franceses como a informação. Agora, uma vez que o Joaquim é visitante regular do Cariri, bem que poderia procurar alguém da família e extrair mais detalhes, inclusive como a indústria funciona hoje.

Joaquim Pinheiro disse...

Dedé,
Viajarei hoje a noite para o Crato. Sei que existe parentesco com Hugo e também que Zé Lívio/Bida são amigos do diretor da empresa.Vou ver se consigo mais informações. Abraços

socorro moreira disse...

Ei, precisamos nos encontrar!

Fico feliz com a tua vinda.

Abs