por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Adeus às ilusões - José Nilton Mariano Saraiva



Quando a Prefeitura do Crato, faltando poucos meses para o chefe da municipalidade transmitir ao sucessor o bastão, demitiu sem choro nem vela 300 (trezentos) pais de família e, dias depois, lançou um Edital anunciando a realização de concurso público objetivando a contratação de idêntico quantitativo de pessoas (gastou R$ 560.000,00 para tanto), sugerimos aqui, nesse espaço, que deveria ter algo de errado, alguma segunda intenção embutida nas entranhas daquele ato.
Pois bem, agora a farsa desnudou-se, definitivamente. É que, segundo fonte com acesso fácil ao prefeito da cidade e secretários da municipalidade, ainda na atual gestão “...serão empossados mais de 300 concursados, muitos deles, que já pertenciam ao quadro de funcionários do município, que agora irão garantir a sua estabilidade no trabalho” (sic); observem, com redobrada atenção, que embora sem a chancela oficial “...essas informações foram colhidas em conversas com o Sr. prefeito, com o Secretário de Administração Christiano Siebra e com o Secretário de Finanças Olímpio Arraes” (sic).
Atentaram agora para a gravidade do problema ??? Mais de 10.000 pessoas pagaram para se inscrever no concurso da prefeitura do Crato, na perspectiva de concorrer e obter um emprego em igualdade de condições com os demais inscritos e, no entanto, parece que tudo não passou de um artifício para que os terceirizados “...possam retornar pelas vias legais do concurso realizado” e, assim, “...garantir a estabilidade no trabalho”, segundo a mesma fonte.
Bem que, ao adentrar o paço municipal, o novo gestor da cidade poderia demitir de pronto todos esses que entraram ao apagar das luzes da administração pretérita, sem perigo de ter que indenizá-los (já que não tinham vínculo oficial, até então) e, a partir daí, tratar de compor seu próprio staff.
Quanto aos outros 10.000 inscritos no concurso, bem que poderiam estudar a possibilidade de entrar com um processo por “litigância de má fé” contra o responsável por tão duro golpe, verdadeiro "adeus às ilusões".

Um comentário:

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Nilton,
A se confirmar os "sussurros" entre membros do poder municipal estamos diante de um grave dolo: a corrupção de um concurso público. Isso vai gerar uma pendência enorme na justiça e a Prefeitura arcará com despesas jurídicas. Por outro lado a denúncia do José Flávio sobre a falta generalizada de recursos na assistência de saúde municipal também não protege o Prefeito dos efeitos da lei de responsabilidade fiscal. Existem responsabilidades sociais como o direito à saúde e dever do Estado, no caso o poder público, que incidirá sobre a responsabilidade legal do prefeito. Se de fato o julgamento do Mensalão vai mudar alguma coisa na justiça nacional, a palavra agora fica com os promotores locais e com juízes desde a primeira instância, incluindo aí a justiça eleitoral, pois é inegável que também se trataria de um crime eleitoral.