por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 14 de junho de 2012

" FUTEBOL" - A Verdadeira Copa - José Nilton Mariano Saraiva

Com sede Suíça, a FIFA-Fédération Internationale de Football Association, abriga em seus quadros mais países que a própria ONU-Organização das Nações Unidas, já que com cerca de 215 afiliados. Trata-se, pois, de uma das maiores e mais rentáveis multinacionais do planeta.
Mas foi justamente aí, na ânsia desmedida em cooptar filiados através da politicagem rasteira do quantificar independentemente do qualificar, que aquela Federação Internacional acabou por transformar a sua principal mercadoria, a Copa do Mundo de Futebol, num torneio sem o charme, a atração e a credibilidade de outrora.
Se você aí do outro lado da telinha desconhece, saiba que quando o Brasil ganhou sua primeira Copa do Mundo, em 1958, o torneio se restringia a 16 seleções nacionais, normalmente fortes e competitivas.
Mas, a partir de certo momento, a televisão, antevendo o preenchimento da sua grade com uma atração com poder de atrair anunciantes com “bala na agulha”, firmou parceria com a FIFA e a “porteira” foi escancarada: o aumento das vagas pulou pra 24 e posteriormente para 32 seleções, sob uma justificativa não lá tão convincente: os povos dos continentes africanos, da Oceania e de outros países (sem nenhuma tradição no esporte), também eram filho de Deus e, portanto, não poderiam ficar de fora da “maior festa do futebol” (a questão do "patrocínio" foi estrategicamente "esquecida") .
E foi assim, através dessa tal globalização (um tanto quanto enviesada), que a Copa do Mundo de Futebol se transformou na xaropada que é hoje: insossa, previsível, sem atrativos, com “peladas monumentais” à espera de uma “zebra” qualquer aqui e acolá e, principalmente, com jogos em horários que se amoldem ao espaço disponível na grade televisiva e ao fuso-horario, mesmo que o distinto público não tenha condição de comparecer aos estádios (meio-dia ou tarde da noite). Daí a substituição do torcedor de arquibancada pelo torcedor de poltrona.
Ainda bem que para se contrapor a essa “zorra” toda, a UEFA (União das Federações Européias de Futebol) patrocina uma competição que, se contasse com o Brasil e a Argentina poderia perfeitamente ser rotulada com o “verdadeiro” Campeonato Mundial de Futebol: a Eurocopa, que é disputada nos mesmos moldes da antiga Copa do Mundo da Fifa - 16 clubes, divididos em 4 chaves, com 4 clubes cada, classificando-se dois de cada grupo até se chegar ao funil onde só sobram os dois finalistas (claro que, pra não fugir à regra, aqui e acolá temos que digerir algum “purgante” brabo, algum jogo chocho).
E aí, paradoxalmente, só temos que agradecer à televisão por nos permitir assistir (na poltrona, é claro) a embates virtuosos entre times de inquestionável gabarito, tais quais: Alemanha, Espanha, Rússia, Polônia, Portugal, República Tcheca, Dinamarca, Holanda, Itália, França, Inglaterra, Suécia, Croácia, Ucrânia e, um pouco menos, Irlanda e Grécia.
Alguém dúvida que se fosse possível incluir Brasil e Argentina em tal competição teríamos a verdadeira Copa do Mundo de Futebol, já que mais qualificada ???

Nenhum comentário: