por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Zé pretinho - Por Norma Hauer



UMA LÁGRIMA, UMA DOR, UMA SAUDADE...


Manuel do Espírito Santo era seu nome. Ele nasceu em 15 de novembro de 1909, em Capela-Se. Estudou na Escola de Aprendizes de Marinheiros, em seu estado natal e veio para o Rio com 16 anos.
Já em 1934, em parceira com Noel Rosa e Kid Pepe, compôs seu primeiro samba, gravado por Mario Reis, de nome "Tenho Raiva de Quem Sabe". . Com Ataúlfo Alves compôs "Eu não sei porque é"; com Murilo Caldas (irmão de Sílvio) compôs "Eu não sou Deus".
Em 1937 compôs com César Brasil o samba "Quem é que não chora" gravado por Carmen Barbosa na Odeon, e, com Oscar Lavado, a marcha "Pra galinha descansar", lançado pela Dupla Preto e Branco na Victor.

Carmen Barbosa foi uma cantora de voz bonita, que gravou pouco porque morreu na véspera do dia em que completaria 30 anos. (em 3 de setembro de 1942) vítima de tuberculose (doença que levou muitos artistas, brasileiros ou não.)
Mas deixou alguns sucessos, como é exemplo “Loteria do Destino”.

A Dupla Preto e Branco foi aquela que, com Dalva de Oliveira, formou o “Trio de Ouro”.

Em 1938, compôs com Gilberto dos Santos a marcha "Glórias do Brasil" gravada por Nuno Roland.
Continuou sua vida de compositor e em 1970, seu samba "Cinzas do passado" foi relançado pelo cantor Noite Ilustrada em LP Continental
. Teve mais de vinte composições gravadas por nomes como Mário Reis, Linda Batista, Patrício Teixeira, Gilberto Alves, Gilberto Milfont, Alcides Gerardi e Nelson Gonçalves.

A música que mais marcou sua carreira foi uma valsa feita em parceria com Reis Saint'Clair, de nome "Uma Dor e Uma Saudade", gravada por Orlando Silva, incluída em um LP de mesmo nome.
Zé Pretinho, embora tivesse convivido com cantores e compositores de sua época, havendo mesmo estreado com Noel Rosa e Kid Pepe, não chegou a ser um nome muito "badalado"em nosso meio musical.

Mas aqui fica o registro de sua passagem por esse meio.
norma

Nenhum comentário: