por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 22 de outubro de 2011

Lembranças de um tempo - Rosa Guerrera


Sou de um tempo em que a gente tinha tempo para tudo . Tinha tempo para passear sem temer dar de caras com um “trombadinha”, de ir a praia sem pensar que poderia acontecer um “arrastão”, de curtir sozinha um bom filme , sem ficar em alerta observando se ao nosso lado não se sentava um maníaco sexual, de namorar no portão sem se preocupar em sofrer um assalto , de curtir um barzinho na orla marítima sem ter a necessidade de ficar tocaiando se alguém não nos leva o carro ,de sair a noite para olhar as vitrines decoradas sem esbarrar com um assaltante , de absorver uma seresta até alta madrugada ...enfim : existiu realmente um tempo em que nem a palavra estresse era nossa conhecida . Hoje a gente já se levanta pensando que tem que caminhar a parada do ônibus e a qualquer momento , um embriagado num volante pode nos atropelar , ou ainda acontecer um desses assaltos violentos dentro do próprio transporte coletivo... Mulher elegante praticamente hoje não vemos nas nossas ruas, porque até a maneira de carregar uma bolsa mudou .Hoje a mulher carrega a bolsa debaixo do braço como fosse um pacote de pão, e o relógio no pulso foi comprado num camelô ( é descartável) , custou apenas 12 reais .Afinal se outro “dono aparecer” o prejuízo é pequeno. Eitha saudades daquele tempinho bom ! Até os namoros traziam na sua pureza toda a poesia da espera do primeiro beijo. Dificilmente se lia uma manchete de um crime hediondo num jornal. Os mais velhos eram respeitados e serviam de exemplos para a então juventude . Hoje os coitados são ridicularizados e chamados de museus ambulantes. E as músicas ? Poxa ... as músicas soavam divinas em frases românticas aos nossos ouvidos , enquanto hoje são as responsáveis pelas labirintites e pelos problemas de audição da nova geração. Também pudera ! O barulho é tão ensurdecedor que numa festinha qualquer , quem tenta manter um dialogo , no dia seguinte está sofrendo de uma estúpida faringite ou laringite .Isso sem falar nas letras das músicas que hoje prestam homenagens as ‘ eguinhas pocotós , as cachaças muié e gaia”. Que nome poderíamos hoje dar a esse tempo que não nos permite mais ter tempo para sonhar , fazer um poema a lua ,voar nas asas do romantismo,escorregar num arco íris, sentir um arrepio na pele com aquele beijo longo e molhado....?
Sinceramente , não sei ! Sei apenas que não posso fugir as inovações da própria vida nem diminuir os meus passos rumo ao futuro , mas de cátedra posso afirmar : “Eu tive o privilégio de conhecer um tempo , onde realmente a gente tinha tempo de sobra para amar e viver muito ... muito mais” !



Nenhum comentário: