por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A Rama de Jerimum na Grota do Riacho do Meio - José do Vale Pinheiro Feitosa

Nas nove horas o sol já funga como o sopro da fornalha. O chão desta terra nordestina é o espelho da luz. Espelha tanta energia que arde como a trempe do fogão a lenha.

- Vó?

- Ôi meu fiii! – a cada sílaba os tufos de fumaça falava com a paisagem levando a mensagem do cachimbo.

- Eu tô cum vontade de ir lá na grota perto do riacho do mei e apanhar uns jerimuns caboclo que esperei dar no ponto.

- Vá meu fii! Vá! Dá tempo....

- Eu vou trazer todos eles. Tô com um vontade danada de comer jerimum.

- Traga meu fii! Traga eu vô cuzinha eles e nós come.

- Come Vó! Vô ino.

Se eu tivesse tempo ia mostrando todos os fragmentos que o mundo implantou dentro de mim. Mas são tantos fragmentos que nem sei de onde tirar. E quanto mais tiro mais os bichos aparecem. Assim como ouvir, pela primeira vez Nat King Cole, naqueles tempos que somavam as melodias de volta da gente, as mais ali, as acolá e até lá das lonjuras que nenhuma pisada conseguiria chegar. 

Nat King Cole canta Mona Lisa feita para a trilha sonora de um filme da Paramount, composta por Ray Evans e Jay Livingston

Uma voz que se inveja matasse, eu já estava morto desde os idos dos anos sessenta do século XX. Ele também morreu em 15 de fevereiro de 1965. Uma vingança do tamanho da minha inveja: um câncer venceu sua garganta e a teia se espalhou pela voz e por toda a vida.

Pretend gravada por Nat King Cole em 1952, composta por Lew Douglas, Cliff Parman e Frank Levere

Uma voz que honraria qualquer cultura. Qualquer família de bem. Mas Nat King Cole foi uma vítima contínua da discriminação racial. No Alabama, na cidade de Birminghan, ele foi derrubado no palco enquanto cantava Little Girl. Eram membros da North Alabama White Citizens.

Little Girl - com letra do próprio Nat King Cole

 No tempo em que a Máfia mandava em Cuba junto com o ditador Fulgencio Batista, ele foi cantar, mas proibido de hospedar-se no Hotel Continental porque era negro. Comprou uma casa num subúrbio de Los Angeles, onde moravam brancos e de lá foi expulso.

Ay Cosita Linda - do disco em que Nat King Cole cantava em Espanhol a música foi composta por Pacho Galan, músico colombiano

Nat King Cole mora na grota do Riacho do Meio e de vez em quando vou apanhar um jerimum por lá. 

Além de descer até os povos de fala hispânica, Nat King Cole esteve entre nós, foi primeira página e alvo de reportagens da Revista O Cruzeiro. Até o presidente o recebeu.  

Um comentário:

socorro moreira disse...

Demaiss!
Nasci e cresci ouvindo Nat K Cole.
Postagem muitíssimo feliz.
Enquanto afloram tuas lembranças eu desperto as minhas...
Preciso ter coragem de reescrevê-las.
TENHO CERTEZA QUE UM PEDAÇO DO TEU CORAÇÃO SEMPRE SERÁ CRATENSE!
OBRIGADA POR ESTA MARAVILHOSA POSTAGEM