por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 27 de novembro de 2012

Uma notícia da Alemanha choca minhas Tias High-Tech - José do Vale Pinheiro Feitosa


- Vaqueirinho! Ô Vaqueirinho! Vaqueirinho!

- Ninhora! – uma voz respondeu por trás da cerca do curral da frente.

- Vem cá!

- Já vou!. – Vaqueirinho atendeu ao chamado de tia Mundinha imediatamente e se dirigiu para a varanda em que ela se encontrava.

- Pronto. Tô aqui.

- Tudo bem meu filho?

- Tudo nos conforme dona Mundinha.

- Meu filho, me diga uma coisa, porque toda tarde tu leva a cabrita malhada lá para outro lado do curral?

Vaqueirinho, da cor parda, virou palha seca. Os sinais de sangue sumiram como cachorro escorraçado. Parecia que os piolhos se assanharam na cachola do rapaz. A coceira era tanta que se ouvia o raspar das unhas. Olhou em redor para encontrar algum fenômeno extraordinário que o retirasse daquele constrangimento. Mas o sertão é assim mesmo para quem vive nele: tudo se move no ordinário, nem a seca é surpresa.

Tia Mundinha olhava para o rapaz naquela situação de canto de cerca e os ângulos da boca dela mostravam sinais contraditórios: eram severos e risonhos ao mesmo tempo. A rigor não precisaria de mais nenhuma palavra de Vaqueirinho o que ela queria saber estava escrito na face pasma do rapaz. Por isso mesmo tratou de encomendar alguma coisa ao rapaz a título de liberá-lo daquela prisão de ventre emocional.

Em seguida foi ao encontro das outras tias: Rosinha e Maria sentavam-se na varanda tirando a casca e chupando pitombas mais doces iguais a nenhuma da redondeza. Um balaio cheio de cachos de pitombas ainda com pedaços de galhos e suas folhas era a visão da fartura do paraíso.

Assim que Mundinha aproximou-se as duas abriram os olhos uma vez que tinham observado à distância a coceira intensa na cabeça de Vaqueirinho, enquanto palatavam o doce da pitomba e dela extraia a pequena popa que tem o dom da abundância tal é o poder do sabor. Maria perguntou: o que Vaqueirinho fez de besteira?

- Menina eu estava navegando na internet e abri um site com uma notícia impressionante.

- E do que se trata mulher? Para que tanto espanto?

- De um assunto que aqui por nossos ermos, brutos e matutos até pode ser que exista. Mas o assunto é na pérola da civilização.

- É mesmo? – Tia Rosinha até parou de debulhar as pitombas do cacho que tinha no colo.

- E onde é este lugar? – Tia Maria perguntou.

- Na Alemanha. Na fina flor da civilização. O assunto está legalizado por lá.

- Mais menina que coisa mais horrível. Legalizado desde quando? – Tia Maria queria saber detalhes.
- Já tem mais de quarenta anos que o assunto foi aprovado como lei.

- Meu Deus do céu onde este mundo vai parar? – Tia Rosinha cuspindo o caroço de pitomba enquanto falava.

- É o juízo final! – Tia Maria mantinha a censura aos fatos.

E as interjeições continuaram por mais algum momento, até que tia Rosinha se deu conta que havia algo errado: elas tinham os adjetivos, mas faltavam os substantivos. E nesse lapso entendido ela afinal perguntou:

- Mulher o que foi mesmo que tu leu?

- Desde 1969 que na Alemanha foi legalizada a Zoofilia Erótica. Mais de cem mil alemães praticam esta coisa.

Tia Rosinha e tia Maria que vinham das alturas dos escândalos estavam no pântano da dúvida: zoofilia erótica. O que seria isso? E agora como mostrar a ignorância para a irmã que tinha a vantagem de ter lido toda a matéria na internet e já sabia do que se tratava. As duas trocaram tantos olhares até que a vergonha se desmascarou e uma delas com raiva perguntou:

- Mais com seiscentos milhões de demônios o que diacho é Zoofilia Erótica?

Se tivesse com meu Iphone iria fotografar o ar de satisfação professoral de tia Mundinha e ela foi seca como um estampido de bala:

- Sexo com animais. Na Alemanha a lei protege quem faz sexo com animais. Dizem que não maltratam os animais e só fazem o que eles querem. Teve um sujeito que até disse que é mais fácil saber o desejo de um cachorro do que de uma mulher.

Sou obrigado a usar letras neste espaço, mas na verdade deveria ser tão em branco como o clima entre minhas tias após a frase final de tia Mundinha. A cesta de pitomba foi esquecida. As cadeiras ficaram vazias. As três, em silêncio, recolheram-se aos aposentos respectivos com o sentimento de hibernação.  

Sim! Dona Angela Merkel, a papisa da Austeridade financeira, vai embarcar na Austeridade moral: pretende criar um clima para revogar a dita liberdade legalizada. 

Um comentário:

Stela disse...

Se a tia Mundinha não vai botar cabresto no Vaqueirinho, vai agora a dona Angela Merkel botar cabresto nos de lá?

Zé do Vale: senti o sabor das pitombas, a beleza dos cachos e, de quebra, ainda apreciei o balaio (que era novo).