por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O "bibelôzinho" de luxo - José Nilton Mariano Saraiva

Aconteceu o previsível: depois de “jogar pedrinhas na Lua” e vencer a duras penas equipes de quinta categoria e sem nenhuma tradição no futebol (Egito, Bielorússia, Nova Zelândia, Honduras e Coréia do Sul), o “timeco” que o Brasil levou para as Olimpíadas de Londres “amarelou” feio e foi batido na partida final pela apenas esforçada equipe mexicana (chance igual de conquistar um “ouro” será difícil de aparecer, já que sem nenhum concorrente de peso).
Mas, esperar o que de um “bando” cujo “comandante”, desde o princípio, mostrou-se despreparado para o exercício do cargo, conforme atestam suas exóticas convocações, incompreensíveis escalações e atrapalhadas substituições ao longo das partidas ???  Como justificar que jogadores reservas em suas equipes européias de repente sejam alçados à titularidade de uma seleção brasileira ??? 
Completando a série de equívocos, pra ”liderar” a patota e servir como “jogador-referência” do grupo, foi escolhido o “bibelôzinho de luxo” conhecido por Neimar, acostumado a fazer e desfazer por aqui (mas vaiado insistentemente na Europa pelo cai-cai recorrente), que de há muito vem provando não “ter cabeça” para encarar coisas mais sérias, já que a camisa da seleção brasileira reconhecidamente lhe pesa toneladas, daí ter fracassado nas competições internacionais das quais participou (Copa América, Olimpíadas, etc).
Certo estava o treinador Renê Simões que, meses atrás, ao presenciar o jogador Neimar desrespeitar acintosa e publicamente o treinador da equipe do Santos, Dorival Júnior, sentenciou incontinente para toda a imprensa: “Vocês estão criando um monstro”.  Não deu outra: o “bibelôzinho de luxo” se acha no direito de casar e batizar, proferir idiotices à granel (sempre repercutidas pela mídia), enquanto que dentro de campo falta comprometimento, dedicação e responsabilidade e sobram palhaçadas e fanfarronices. E ainda assim, o próprio sempre encontra espaços pra arrotar suas idiotices.
E pra não dizerem que é fácil malhar depois da desgraça acontecer, abaixo a postagem que fizemos aqui mesmo no dia 26.05.2012 (há mais de dois meses, portanto), a saber:     
“...mas, a realidade nua e crua, e não é preciso ser nenhum “expert” em futebol, é que se esses mercenários que atualmente vestem a camisa de uma seleção brasileira de comando e competência prá lá de duvidosos continuarem a jogar a bolinha que atualmente jogam, temos tudo pra fracassar tanto na Olimpíada (cujos adversários da fase inicial são inexistentes e nos permitirão ir um pouco mais à frente), como lá adiante, na Copa do Mundo que se realizará por aqui, quando a coisa for pra valer, olho-no-olho e eficiência comprovada. Se não houver mudanças radicais tenderemos à humilhação de ser despachado no meio do caminho. A não ser que se coloque logo alguém de pulso e conhecimento como treinador, capaz de convocar criteriosamente os que vão nos representar num evento de tamanha magnitude, independentemente de pressões e lobbys”.
Alguém duvida ???

Nenhum comentário: