por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

José Nilton de Figueiredo - De onde olho



O cantor e compositor José Nilton de Figueiredo é natural do Crato, na região do Cariri e seguindo os passos do avô - que era músico e poeta - também se tornou compositor. Viveu alguns anos no Rio de Janeiro e solidificou sua admiração por um artista em especial: Chico Buarque. Grande admirador de Chico, José Nilton sofreu muita influência do compositor, chegando mesmo a imitar o tom de voz de Buarque e a compor no seu estilo.

O CD “De onde olho” é dedicado à Chico e traz composições nos mais diferentes estilos, todas com letras bem trabalhadas que revelam um compositor de talento.
Um detalhe que gostei bastante é que no encarte, José Nilton fala um pouco de cada canção. Explica onde e como foi feita, de onde veio a inspiração, enfim , dá detalhes completos sobre a música, o que considero extremamente importante e interessante de se ter em um disco. E por falar no encarte, ele é todo ilustrado com xilogravuras de autoria de José Lourenço.

Participam do CD artistas do Crato como Abdoral Jamacaru, Luis Carlos Salatiel, João do Crato, a cantora Lívia França e o violonista Lifanco, que fez os arranjos e dividiu a direção artística com José Nilton.

DE ONDE OLHO – JOSÉ NILTON DE FIGUEIREDO

1-Escolhas (José Nilton/Carlos Rafael)
2-Roendo as unhas (José Nilton)
3-Taí o samba (José Nilton) – Participação de Marta Freitas
4-Crato (José Nilton) – Participação de Correinha
5-As gotas que soaram de lá (Rodrigo Figueiredo) – Canta Rodrigo Figueiredo
6-Tristes vales (José Nilton) – Participação de João do Crato
7-De onde olho (José Nilton)
8-Carteira de identidade (José Nilton/Ana Cecília) – Participação de Lívia França e Marta Freitas
9-Tanta coisa (José Nilton/Francisco Sávio)
10-Mistérios gozosos (José Nilton)
11-Serrana bela (José Nilton)
12-Absorto (José Nilton)
13-Visões do paraíso (José Nilton) – Participação de Abdoral Jamacaru e Luis Carlos Salatiel

Klaudia Alvarez

Nenhum comentário: