por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Carnaval do Crato 2013: uma festa de alegria, tradição e paz

6 02 2013
Por Dane de Jade ¹
dane-jadeA história da humanidade tem sido marcada, ao longo dos tempos, por escolhas e renúncias, algumas delas profundamente caras à sociedade e ao planeta.
No campo das políticas públicas não é diferente. Todos os dias, temos que fazer escolhas que nos conduzirão a ações que podem ser marcadas pelo abandono e a negação de nossa própria identidade, ou pelo cuidado e a valorização das nossas tradições e nossos saberes.
Assim foi com o processo de planejamento do Carnaval do Crato para esse ano. Era preciso decidir entre um modelo de carnaval vazio de conteúdo e carente de planejamento e cuidado ou uma proposta de carnaval que primasse pelo reconhecimento e valorização das nossas tradições e tivesse como principais marcas o cuidado e a disseminação de uma cultura de paz.
Nossa crença é de que é possível conciliar alegria, tradição e espírito fraternal, numa festa que deve ser, antes de qualquer coisa, um momento de congraçamento e celebração da vida.
Motivados por essa crença, nos dirigimos a todos os filhos e filhas do Crato, naturais ou adotivos, e a todos que visitam nossa cidade nesse período, para participarem conosco dos festejos carnavalescos que terão início na tarde desta sexta-feira (8), com o já tradicional Desfile das Virgens, seguindo até terça-feira (12), com uma vasta programação já disponível nas redes sociais na internet e em vários outros meios de comunicação.
A propósito, uma das questões cruciais para o Carnaval do Crato esse ano foi a escolha do repertório. Em respeito à nossa gente e à nossa rica tradição cultural, nos recusamos a veicular nos trios elétricos, no palco oficial e por qualquer outro meio, músicas que neguem a vida, incitem a violência e expressem preconceito ou desvalorização de qualquer pessoa ou segmento social.
Outro desafio que tivemos que enfrentar foi a construção de uma rede de parcerias que nos permitisse realizar o nosso Carnaval sem recursos do tesouro municipal, já comprometidos com outras prioridades, essenciais à melhoria da qualidade e vida de nossa gente.
Para tanto, foram fundamentais as parcerias da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através do VII Edital Carnaval do Ceará, do Banco do Nordeste, do SESC Ceará, da CDL e de empresas locais.
A corajosa decisão de realizar o Carnaval do Crato nos moldes apresentados acima tem também o significado simbólico de confirmar nossa opção pela construção de uma Política Municipal de Cultura que vá para além das quatro festas do ano.
Um fraterno abraço e um Carnaval de muita alegria, tradição e paz para todos nós!
¹ Dane de Jade é atriz-pesquisadora, produtora, arte-educadora, radialista e gestora cultural. Atualemente é Secretária de Cultura do município do Crato, no Cariri cearense.


Um comentário:

bastinhajob disse...

Excelente e pertinente texto de Dane de Jade. Espero que o nosso carnaval seja tão bom qto ele