por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PATATIVA, D. HÉLDER E O CASO DO PADRE HENRIQUE – por Joaquim Pinheiro
Em 1969, O Pe. Henrique Pereira, 29 anos, foi sequestrado, depois de barbaramente torturado, amarrado em uma Rural Willis e arrastado pelo asfalto até a morte. Seu corpo, totalmente desfigurado, foi abandonado na cidade universitária da UFPE, no bairro da Várzea, em Recife. Os criminosos, ligados aos órgãos de segurança da ditadura, tinham dupla intenção: amedrontar D. Hélder Câmara, a quem o Padre era diretamente ligado, e inibir ação política dos Estudantes, uma vez que a vítima coordenava a pastoral da juventude.
D. Hélder Câmara denunciou o terrorismo nas Igrejas, deu entrevistas, mas a notícia não repercutiu como ele gostaria. A censura não permitia que os órgãos de imprensa divulgasse a monstruosidade.
O Arcebispo de Olinda e Recife percebendo que a literatura de cordel ainda não fora alvo dos censores, mandou contatar diversos repentistas para contar a terrível história em versos e dar conhecimento à população. Ocorre que poetas de Pernambuco, Paraíba e Alagoas consultados recusaram o desafio com medo da repreensão do governo. D. Hélder, então, pediu a duas freiras que se deslocassem até o Crato, procurassem Patativa do Assaré, contassem os fatos e encomendassem o cordel. O desfecho foi uma prova da genialidade e grandeza de Patativa:
 - Não aceitou pagamento;
- Não concordou com a sugestão de usar pseudônimo;
- produziu a poesia na hora, atendendo o desejo de urgência de D. Hélder, permitindo o retorno das freiras no mesmo dia.
 

3 comentários:

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Joaquim, com textos curtos tem nos dado bons presentes. Será que a nossa querida Stela não poderia publicar o cordel em capítulos por aqui?

socorro moreira disse...

Boa ideia. Estamos interessados no cordel.

Abs

Aloísio disse...

Stela,

Também fico aguardando a publicação do cordel.

Abraços

Aloísio